Páginas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ECOFUTURO

A RPPN RIO DAS LONTRAS acaba de firmar um protocolo de intenções com o INSTITUTO ECOFUTURO, visando a implementação do Plano de Manejo e a gestão com todos os cuidados que uma unidade de conservação merece. Um grandioso reforço! Longa vida a essa estratégica colaboração e que rendam belos ecos num futuro próximo! :)

Clique na imagem para conhecer um pouco mais da ECOFUTURO

“O Instituto Ecofuturo é uma Organização Não-Governamental que trabalha em projetos que entrelaçam educação e meio ambiente com a missão de gerar e difundir conhecimento e práticas para a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade com indivíduos e grupos sociais. Acredita que saber ler, escrever e argumentar com competência é essencial para acessar os conhecimentos necessários para promover a sustentabilidade de todas as vidas. Atua como influenciador de políticas públicas articulando parcerias com instituições, empresas, governo, pesquisadores, comunidade e universidades. Criado em 1999 e mantido pela Suzano Papel e Celulose, é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e tem atuação autônoma.
O programa Reservas Ecofuturo foi criado com base na expertise adquirida em mais de dez anos de gestão do Parque das Neblinas (link para o Parque das Neblinas), que é uma referência no manejo de unidades de conservação privadas.
O Programa, que tem os objetivos de estruturar e elaborar estratégias de manejo para unidades de conservação, divide-se em cinco módulos de consultoria e assessoria técnica. Envolve diagnóstico e avaliação de potenciais de uma área natural, treinamentos específicos, elaboração de programas de gestão e planos de manejo. Todos os módulos buscam a excelência no gerenciamento da unidade de conservação e promovem o envolvimento comunitário e o desenvolvimento local.
É destinado a proprietários, órgãos do governo, organizações não governamentais e empresas que possuem áreas naturais com remanescentes florestais ou que tenham interesse em adquirir terras como estratégia para garantir a conservação da natureza”.