Páginas

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

LIVRO VIAGEM AO BRASIL SUBMARINO

Livro revela belezas do fundo do mar e riqueza da vida marinha

GABRIELA ALBUQUERQUE
Colaboração para o UOL 

Que tal fazer uma viagem ao fundo do mar apenas folheando as páginas de um livro? Se você gostou da ideia, então prepare-se para mergulhar! O livro "SUB - Viagem ao Brasil Submarino" pode levar a sua imaginação a um passeio pela imensidão das águas do litoral brasileiro.

Nesse mergulho divertido, é possível conhecer, por meio de fotos, muitas espécies de peixes, mamíferos e répteis que moram na costa brasileira.


O livro infantil "SUB - Viagem ao Brasil Submarino" é um convite para um mergulho nas águas do litoral brasileiro. Nessa foto, a fotógrafa Maristela Colucci, autora do livro, nada junto a uma tartaruga-de-pente em Fernando de Noronha (PE). A espécie está ameaçada de extinção


Para fotografar os golfinhos-rotadores, Maristela aprendeu a nadar de um jeito diferente e especial que acaba atraindo a presença deles! No livro, ela conta que quando estava mergulhando os golfinhos chegavam bem perto dela


Esse bichinho colorido é um camarão-palhaço. Ele é bem pequeno e vive protegido entre os tentáculos de uma anêmona


Os nudibrânquios, conhecidos como lesmas do mar, também são bem coloridos


Esse peixe-boi marinho se chama Netuno. Ele foi fotografado no Centro Peixe-Boi Marinho, na Ilha de Itamaracá (PE). Com essa cara de manhoso, ele abraçou bastante a Maristela enquanto ela estava mergulhando para tirar essa foto. Não é uma pena que ele também seja uma espécie ameaçada de extinção?


O cavalo-marinho usa a cauda em forma de cabo de guarda-chuva para se prender às algas. Uma curiosidade em relação a este animal é que são os machos que engravidam, não as fêmeas. Essa foto foi tirada na Ilha Grande (RJ)


Essas estrelas-do-mar não estão lindas dentro do mar, enfeitando a areia? Pois é, esse é o habitat delas. As estrelas que você vê sendo usadas como enfeites foram, na verdade, capturadas e secas. Será que é uma boa ideia tirá-las de sua "casa" natural?

Livro mostra a riqueza da vida escondida no fundo do mar

A autora do livro, a fotógrafa Maristela Colucci, esteve bem perto de vários animais marinhos e conta que em uma das primeiras vezes que foi fotografá-los, em Ubatuba, se enroscou nos enormes tentáculos de uma grande água-viva. A sorte dela foi que a espécie não era daquelas que podem queimar a pele humana. O resultado dessa aventura foi uma linda foto que a Maristela tirou da água-viva e incluiu no livro.

Além de mostrar várias fotos de animais, a obra também fala sobre uma questão muito importante e que todos devem conhecer desde criança: a preservação da natureza. Hoje, muitos bichos que vivem no fundo do mar estão ameaçados de extinção e dependem da conscientização das pessoas para continuarem existindo. Por isso, trata-se de uma leitura muito interessante, afinal, nada melhor do que conhecer a riqueza da vida marinha para poder valorizá-la como ela merece.

Veja a lista de alguns animais que estão ameaçados de extinção:

ANIMAIS MARINHOS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO NO BRASIL:

Mamíferos: Peixe-boi, baleia-jubarte, baleia-azul, baleia-franca, cachalote
Répteis: Tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-couro
Peixes: Cação-lixa, tubarão-baleia, raia-viola, néon, grama, donzela-de-São-Pedro-e-São-Paulo

SERVIÇO:
SUB - VIAGEM AO BRASIL SUBMARINO
Idade: a partir de 12 anos
Editora: Grão Editora
Autor: Maristela Colucci
Fotografia: Maristela Colucci
Páginas: 80

Fotos: Maristela Colucci