Páginas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PLANO DE MANEJO - COOPERAÇÃO-TÉCNICA TIGRINUS


Mais um super reforço para o Plano de Manejo da RPPN Rio das Lontras: A TIGRINUS EQUIPAMENTO PARA PESQUISA, uma empresa 100% brasileira, que produz armadilhas fotográficas de altíssima qualidade e eficiência é a mais nova parceira em cooperação-técnica.

Sediada em Timbó, Santa Catarina, a Tigrinus nasceu em 2004 após a confecção de um protótipo de armadilha fotográfica e do empreendorismo do biólogo Marcos Tortato e do projetista eletrônico Claudiomiro Tarciso Grundmann, que desde então estão desenvolvendo e aperfeiçoando cada vez mais os equipamentos de pesquisa.

O nome Tigrinus foi inspirado no primeiro teste em campo e que registrou cinco espécies de mamíferos, entre elas um gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), que simplismente foi o primeiro registro documentado da espécie para o ecossistema de restinga, surgindo assim uma identidade e um belo e significativo nome para a empresa.

A grande novidade que está sendo desenvolvida pela Tigrinus e que em breve estará disponível para os pesquisadores é o colar com rastreamento por GPS.

Conheça o site da TIGRINUS AQUI!

A RPPN Rio das Lontras mesmo já utilizou esse excelente recurso para levantamento da fauna - clique na imagem abaixo e veja as fotos.

Fauna RPPN Rio das Lontras

*O Plano de Manejo é um documento técnico que, usando como base os objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, estabelece o seu zoneamento e as normas que devem nortear e regular o uso que se faz da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implementação das estruturas físicas necessárias à gestão da área protegida.

O Plano de Manejo da RPPN Rio das Lontras tem apoio do Programa de Incentivo às RPPN da Mata Atlântica e cooperação-técnica da empresa PROSUL e Tigrinus e da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.