Páginas

terça-feira, 1 de setembro de 2009

LONTRA RARA


À primeira vista, o animal pode se parecer com algum parente do urso polar. Mas, na verdade, é um exemplar da raríssima lontra albina. O animal foi clicado pela fotógrafa Karen Jack, em Moray, na Escócia.

Karen, que há três anos se dedica a fotografar a vida selvagem, estava passeando com seu cão quando avistou a lontra sobre as pedras, pouco antes de mergulhar no oceano. “Foi surreal”, diz. Fascinada, ela empunhou a câmera e aguardou alguns minutos, na esperança de que o animal reaparecesse. E deu sorte. O mamífero albino voltou à terra com seu “café da manhã” – e a fotógrafa conseguiu registrar o momento.

De acordo com Grace Yoxon, representante de uma fundação que luta pela preservação das lontras no mundo, a International Otter Survival Fund, a pele branca traz uma desvantagem à lontra. “Esses animais não têm muitos predadores, mas a curiosidade humana, que faz as pessoas se aproximarem deles, pode ser um risco”, afirma.

A dieta da lontra-marinha inclui crustáceos e moluscos, que possuem carapaças duras sobre o corpo. E como as lontras não têm dentes fortes o suficiente, acabam utilizando as pedras na beira do mar para ajudá-las a quebrar essas carapaças, e então se alimentar.



Fonte: Globo Rural