Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ALMA-DE-GATO

Hoje avistamos um grande e lindo pássaro. Corremos para pegar a câmera fotográfica e conseguimos fazer alguns registros, apesar dele brincar de esconde-esconde conosco, voando de árvore em árvore, pulando de galho em galho e se escondendo cada vez que nos aproximávamos.


Trata-se de uma espécie bem interessante: Seu canto se assemelha ao gemido de um gato, por isto é conhecida como Alma-de-gato (Piaya cayana). Voa rápida e silenciosamente entre os galhos da floresta à procura de insetos. Ainda, consegue imitar o canto de outras aves, especialmente o do bem-te-vi, que é de fato parecido com sua própria vocalização.


Seu nome em inglês é "squirrel cuckoo", literalmente traduzido como "cuco-esquilo" e expressa muito bem o comportamento desta ave, que lembra muito os esquilos pelo modo como pula entre as ramagens com sua longa cauda. Já seus dois nomes mais comuns em português: chincoã e alma-de-gato, referem-se respectivamente à sua vocalização e ao seu modo sorrateiro, até mesmo um tanto misterioso, pois apesar de seu tamanho consegue se deslocar sem ser facilmente notado.


Ocorre em matas ciliares, matas secundárias, capoeiras, parques e bairros arborizados até mesmo das maiores cidades brasileiras. Habita os estratos médio e superior dessas matas, deslocando-se através da copa das árvores e arbustos, quase nunca descendo ao solo. Anda sozinho ou aos pares. Uma ave que gosta de planar,e para isso,apresenta duas caudas,uma interna e outra externa. Para voar abre a interna (que é a listrada) e a cauda parece aumentar.Isso ajuda a ave a planar com facilidade.


Alimenta-se basicamente de insetos, principalmente lagartas, que captura ao examinar as folhas, inclusive em suas partes inferiores. É curioso notar que come até mesmo lagartas com espinhos aparentemente venenosos. Também consome frutinhas, ovos de outras aves, motivo pelo qual é muitas vezes afugentado por suiriris e outras espécies que estejam com ovos e filhotes. Também caçam lagartixas e pererecas.


Na primavera, início do período reprodutivo, canta incansavelmente durante todo o dia. O ninho é em forma de panela rasa, feito de galhos frouxamente entrelaçados. A fêmea bota cerca de 6 ovos, que possuem uma casca com aspecto peculiar devido à aparência mineral. Os pais se revezam tanto na incubação, que leva cerca de 14 dias, quanto na alimentação dos filhotes, que permanecem no ninho por cerca de uma semana e passam mais duas na dependência dos pais.


Seu hábitat são as matas ciliares, cerrados e área urbanas arborizadas. Fique de olho: Vale a pena avistar ess bela espécie!


Fotos: Fernando José Pimentel Teixeira / Angelina - SC
Agradecimento: Guto - AvistarBrasil
Pesquisa: Wiki Aves