Páginas

sábado, 18 de abril de 2009

GAMBÁ-DE-ORELHA-BRANCA

Ele chegou quietinho no quintal de casa e subiu na amoreira;

Bem no centro de Angelina e ele ali, como que tentando dizer que estamos acabando cada vez mais com o habitat dele...

... e de todos os seres que vivem na floresta.

Um Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), um marsupial que vive em florestas, capões, restingas e banhados. É encontrado também em regiões cultivadas e urbanas, adaptando-se muito bem em ambientes antrópicos, ou seja, modificado pela ação humana.

É onívoro, alimenta-se praticamente de tudo que encontra, insetos, larvas, cobras, frutas, mas tem preferência por pequenos roedores e ataca galinheiros. Animal solitário sai para caçar durante a noite ou em horas crepusculares.

Abriga-se em locais secos e de pouca luminosidade, como ocos de árvores, ninhos de aves, entre folhas de gravatás e sótãos de casas. Sobe e anda sobre as árvores com muita habilidade. Quando se sente em perigo abre a boca, mostra os dentes e rosna forte. Pode também, quando assustado, fingir-se de morto.

Vai em paz, morador da mata, longa vida e paz para você! Nesses tempos difíceis de ataques sistemáticos ao meio ambiente - em especial aqui em Santa Catarina com a aprovação do criminoso e catastrófico Código Ambiental - leve nosso desejo de toda a sorte do mundo para você e a todos os habitantes da mata.

*Agradecimentos: Maurício E. Graipel