Páginas

sábado, 17 de abril de 2010

PITAQUINHOS NA FOLHINHA

Matéria da Folhinha - encarte infantil da Folha de São Paulo - desse fim de semana aborda o Dia do Planeta e cita o blog Pitaquinhos da Fernanda, para orgulho do Papai e da Mamãe!




São Paulo, sábado, 17 de abril de 2010


Ambiente

Terra ferida

Em 22 de abril é comemorado o Dia do Planeta, que está cada vez mais machucado por causa das ações do homem

CLAUDIO ANGELO
EDITOR DE CIÊNCIA

O mundo existe há mais de 4 bilhões de anos e sempre sofreu muitas mudanças. Espécies surgiram e se extinguiram. O globo já foi uma grande bola de gelo, depois um forno. Quando os dinos caminhavam sobre a Terra, por exemplo, era muito mais quente: tinha até florestas na Antártida!
Você deve estar pensando: "Puxa, se tudo muda e se vai continuar mudando, por que me preocupar agora?".
Por uma razão simples: desde que o homem construiu a civilização industrial, principalmente nos últimos 200 anos, as mudanças feitas por ele no planeta têm sido tão rápidas que agora elas ameaçam não só a humanidade mas também muitas espécies que dividem a Terra com a gente.
As principais feridas causadas na Terra são três. Elas têm a ver com as coisas que a gente faz para comer, vestir e ir de um lugar ao outro.

Salvar os humanos

A primeira é a mudança no clima. Para tudo nós precisamos de energia, e a principal forma de energia são os combustíveis que tiramos do subsolo, como o petróleo. Queimar petróleo produz gás carbônico, que esquenta o planeta. Nunca a Terra esteve tão quente.
A outra ferida planetária são as extinções. Elas são causadas principalmente pelo desmatamento de florestas como a Amazônia e pela poluição dos oceanos.
Aqui temos uma boa notícia: na última década, o desmatamento diminuiu um pouco no mundo, no Brasil inclusive. Mas ainda perdemos todo ano, só na Amazônia, o equivalente a quatro cidades de São Paulo. A floresta é queimada para virar capim -para alimentar o gado que nos fornece carne.
A terceira ferida é a poluição por nitrogênio. É difícil dar jeito nessa, pois ele é usado para fazer os fertilizantes da agricultura. Hoje, somos 6,6 bilhões de pessoas e, quando seus filhos forem grandes, seremos 9 bilhões! O nitrogênio polui as águas e vai para o ar, aumentando o efeito estufa.
A principal espécie ameaçada por causa de todos esses danos é a mesma que está causando os problemas -nós. Portanto, é preciso cuidar do ambiente não só para salvar o planeta, mas para salvar os humanos.

O QUE VOCÊ FAZ PARA AJUDAR?

NOTÍCIAS NO BLOG
"Sempre me preocupei com o ambiente e resolvi criar um blog [pitaquinhos.blogspot.com] para mostrar minhas ideias. Lá escrevo notícias sobre o planeta."
FERNANDA TEIXEIRA, 13, de Angelina (SC)

LAVADEIRA AMBIENTAL
"Eu me visto de lavadeira, com saia e lenço na cabeça, e conto histórias em escolas públicas. Também danço e faço uma cantoria [letra da música abaixo]. Falo que as pessoas têm que ajudar a não poluir as águas."
SAMANTA BARATIERI, 11, de Joaçaba (SC)

"Vim lavar minha roupa Com água pura e sabão Neste rio de brinquedo Que estendo neste chão"

USAR E REUSAR
"Reaproveito o meu material escolar (estojo, mala, pasta) em vez de comprar tudo de novo. Assim não gasto dinheiro e não poluo a cidade."
MHIRA LOEB, 8, de São Paulo (SP)

CARA DE PAISAGEM
"Não podemos perder nosso planeta por causa de maus hábitos de alguns adultos. Quem quiser continuar com 'olhar de paisagem', quando se der conta, não vai ter mais paisagem. Estou fazendo um filme sobre o ambiente; tem um personagem que se chama Dr. Estátua: ele fica parado o tempo todo e não ajuda em nada."
SOFIA SALES, 12, de São Paulo (SP)

É MUITA LUZ!
"Tinha medo do escuro, por isso dormia com a luz do banheiro acesa. Aí eu pensei: 'Não vai dar certo, é muita luz!'. E agora, mesmo com um pouquinho de medo, durmo com a luz apagada."
SOFIA FONSECA, 5, de São Paulo (SP)

SUCATA É BRINQUEDO
"Pego a sucata e construo brinquedos. Com rolo de papel higiênico, embalagem de pasta de dente e outras coisas, já fiz luneta, trenzinho e espada."
FERNANDO TARDIN, 6, de São Paulo (SP)

VOU DE BIKE
"Nos finais de semana, eu e meus pais usamos bicicleta em vez de carro. É muito mais divertido e não polui como o carro."
MANUELA CORRÊA FUREGADI, 9, de São Paulo (SP)

ÓLEO VIRA SABÃO
"Eu e alguns colegas coletamos óleo de cozinha para transformar em sabão, que é doado para comunidades. Na vila onde moro, tem um postinho de coleta de pilhas e baterias. Sempre coloco tudo lá, e eles vendem depois."
VINÍCIUS CARVALHO, 10, de São Paulo (SP)