Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2008

Impressões da natureza: Capivara

Capivaras (Hidrochaeris hidrocaeris)

Descrição: Com comprimento total de 100 cm a 30 m, chega a pesar de 27 a 70 kg; pode chagar aos 80 kg. É o maior roedor do mundo! O corpo é gordo e pesado com pernas relativamente curtas. A cauda é tão pequena que parece não existir. Os dedos possuem unhas grossas semelhantes a cascos e entre eles existe uma membrana natatória, que é curta. As orelhas e os olhos são relativamente pequenos e localizados no alto da cabeça e, quando a capivara está dentro d’água, estes ficam acima da superfície. Há muita variação individual quanto a cor da pelagem. A coloração geral do corpo é normalmente marrom-avermelhada, com a região ventral marrom-amarelada. Não há dimorfismo sexual acentuado, mas o macho adulto possui na região do focinho um acúmulo de glândulas sebáceas formando um pequeno intumescimento de cor preta e sem pêlos. A fêmea tem seis pares de tetas.

Habitat: Áreas florestadas e campos. Nestes ambientes vive nas proximidades de rios, lagos e lagoas que possuam vegetação marginal. Freqüenta também regiões de banhado.

Reprodução: Com idade de aproximadamente 1 ano e meio já pode reproduzir. A fêmea procria geralmente uma vez por ano. O período de gestação é de 5 meses. Em cada parto nascem em média 4 filhotes já bem desenvolvidos, com o corpo coberto de pêlos e os olhos abertos. A mãe lhes fornece leite durante 4 meses.

Distribuição geográfica: Todo o Brasil. Do Panamá até a Argentina, exceto Chile.



Hábitos: É animal pacífico e quieto. Tem hábitos diurnos e crepusculares, mas é no final da manhã e tarde que está mais ativo., onde fica comendo plantas aquáticas e outros vegetais que lhe servem de alimento. Também costuma freqüentar plantações de milho, arroz e cana-de-açúcar e às vezes, quando em grande número, chega a causar prejuízos. Gosta de permanecer embaixo de arbustos quando está repousando. Aprecia muito ficar dentro d’água. Inclusive é nesse ambiente que quase sempre faz a cópula. Possui inimigos naturais como pumas, onças e jacarés, além de aves como gaviões que atacam filhotes. Sua presença é fácil de ser notada através das fezes em forma de “pelotas cilíndricas, alongadas com extremidades afiladas, de cor verde quando frescas” (Silva, F., 1984). São evidentes também as pegadas e as marcas deixadas nas cascas de árvores que ficam roídas e sujas de barro pelo costume de se esfregarem. O macho adulto marca território com a secreção da glândula supranasal. Vive em grupos de 8 a 16 indivíduos, ou mais, formados por machos, fêmeas de várias idades e filhotes. Emite sons para reunir o grupo ou como alerta. Ao sentir-se ameaçada procura refugiar-se na água, nadando e mergulhando com bastante habilidade. Pode ficar submersa por até 10 minutos. Vive em média 8 a 12 anos. Apesar de ter sido perseguida pelo homem para obtenção de sua pele, carne e gordura e por invadir plantações, conseguiu sobreviver. No estado de Santa Catarina já não é tão freqüente e até mesmo desapareceu de algumas regiões onde outrora habitava, como no município de Palhoça, próximo a capital Florianópolis, onde era tão abundante que os rio Capivari têm a origem de seus nomes ligada a presença de muitas capivaras que haviam no local.

Fonte: Mamíferos de Santa Catarina - Ana Verônica Cimardi
Foto: Armadilha fotográfica.