Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Dia Nacional das RPPN


No dia 21 de setembro de 2007, Dia da Árvore, a RPPN Rio das Lontras lançou a idéia de ser criado o "Dia Nacional da RPPN"!

O objetivo maior é que a data comemorativa possa representar todo o esforço empregado por todas as pessoas envolvidas com as Reservas Particulares na busca da preservação da biodiversidade e de um planeta mais equilibrado.

Também será uma forma de divulgação e fortalecimento institucional dessa importante e fundamental categoria de Unidade de Conservação.

Vai ser interessante também as RPPN terem uma logomarca própria, um design próprio que crie uma identificação imediata das Reservas Privadas, sejam federais, estaduais ou municipais.
A receptividade dos proprietários e profissionais ligados com a conservação ambiental foi das melhores, com várias sugestões de datas e as mais citadas foram colocadas numa enquete no nosso blog durante 101 dias. Tivemos o seguinte resultado:

(52%) No mês de Novembro (Por ser um mês com poucas datas ambientais)
(23%) 31 de janeiro (Data do primeiro Decreto das RPPN em 1990)
(9%) 8 de julho (Quando as RPPN tornaram-se Unidade de Conservação no SNUC em 2000) (9%) Entre 14 e 21 de setembro (Junto à Semana da Árvore)
(7%) 01 de junho (Junto à semana do Meio Ambiente)
(3%) Outra data