Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Eike Batista


Eike Batista é empresário mas ficou mais conhecido por ter sido casado com a ex-modelo Luma de Oliveira - ficou principalmente em evidencia quando ela desfilou no carnaval usando uma coleira com o nome dele.

Agora a mídia volta as atenções para ele não por causa de sua companhia feminina, mas por ele estar alardeando aos quatro ventos que é atualmente a pessoa com a maior fortuna do país. E não é por pouco, pois o valor anunciado é para desbancar muitos Antônio Ermírio de Moraes da vida, e por muitas vezes por sinal. Aliás, multiplicar parece ser uma obsessão do empresário, que usa o símbolo "X" em suas empresas, tal como Tio Patinhas usava o símbolo "$" nas histórias em quadrinhos. Só falta ele ter uma "moedinha da sorte", como o personagem de Walt Disney, que incorpora o pior da essência do capitalismo selvagem, do lucro a qualquer custo, do acúmulo de riqueza a custa da exploração de vidas e do meio ambiente.

E a comparação parece bem justa quando se é noticiado que o grupo de Eike comprou terras sem fim na região de Peruíbe, no litoral sul paulista, para lá construir um mega empreendimento, um complexo portuário na porta do maior remanescente da destruída Mata Atlântica, a Juréia!

A história vai da construção de uma ilha artificial, drenagem de quilômetros e quilômetros do fundo do mar, supressão de Matas de Restinga, até mesmo a remoção de uma aldeia indígena inteira. Leia mais no Pitacos da Lontra.

E o sr. Batista destila números: 16,6 Bilhões de dólares é o montante de sua fortuna pessoal. E é de se fazer contas, afinal, trata-se em Reais de 29.564.600.000, ou 29 bilhões e 564 milhões de reais.

Fica difícil imaginar o que se pode fazer com valores como esse. Só para comparação, o Governo Federal arrancou os cabelos quando perdeu a arrecadação da CPMF, algo em torno de 40 bilhões de reais.

E o que daria para se fazer com essa fortuna para o meio ambiente? Se o cara surtasse para o bem e resolvesse comprar terras para conservação? Se comprasse grande extensões a 2 mil reais por hectare ele compraria 14 milhões,782 mil e 300 hectares...

Claro que isso é apenas um devaneio, mas loucura mesmo é querer construir um complexo portuário imensamente destruidor numa região que abriga o maior remanescente da tão devastada Mata Atlântica.

Leia mais sobre o "cidadão Kane" tupiniquim no
O Estado.