Páginas

terça-feira, 11 de março de 2008

Palestra Bernardinho


BERNARDINHO lota o primeiro programa Brasil em Debate edição 2008

O técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino, BERNARDINHO, abriu a edição 2008 do Programa O Brasil em Debate na Assembléia Legislativa, ontem (10) à noite, no auditório Antonieta de Barros. Ícone de perseverança, o ex-jogador proferiu a palestra “A Busca da Excelência”, onde abordou temas como trabalho em equipe, disciplina, comprometimento, planejamento, paixão, estratégia, liderança, metas, motivação, sucesso, superação, entre outros.




Acostumado a preparar os atletas de ouro da seleção, BERNARDINHO percebeu que também poderia motivar profissionais de outras áreas fora das quadras. Dessa forma, passou a articular suas idéias e experiências pessoais e profissionais na palestra que apresenta por todo o país. Para ele, a busca da excelência é meta constante. E foi com a mesma garra e determinação – características que o fizeram símbolo de liderança no Brasil – que o técnico direcionou suas palavras para um auditório lotada.




BERNARDINHO argumenta que a vontade de se preparar e a dedicação que se reserva à trajetória são as atitudes mais importantes para se alcançar o sucesso. Para ele, a frase do técnico de tênis norte-americano Bob Knight “a vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer” justifica e é inspiradora. Ao admitir que se transformou num grande técnico mais por obstinação do que por aptidão, afirmou que apenas talento não faz um vencedor, mas a soma deste com determinação.
Quando o tema é trabalho em equipe, BERNARDINHO defende que todos os integrantes têm que se ver como um time onde o bom desempenho do conjunto depende da atitude individual integrada ao objetivo geral. "Trabalhar em equipe exige solidariedade, objetivos comuns e controle dos egos", afirma. Outro ponto decisivo para um excelente trabalho em equipe é a confiança. Como exemplo, o técnico cita seus famosos gritos e broncas durante os jogos. Para ele, a atitude é justificada (e perdoada) por existir uma relação de confiança mútua entre o técnico e os atletas. “Se houver dúvida na intenção, não há mais espaço para a confiança”, revela.



O treinador de profissionais vitoriosos chegou ao Parlamento acompanhado pela esposa, a também atleta Fernanda Venturini, onde participou do programa “Entrevista”, da TVAL. O casal foi recebido pelo presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon, já que a entidade, juntamente com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, são apoiadores na realização do programa “O Brasil em Debate”. Durante o bate-papo, o técnico revelou sua preocupação com o futuro dos atletas de vôlei que, acredita, vivem uma “futebolização”. O motivo é que hoje o atleta é visto apenas como uma fonte de renda, atitude que acaba por prejudicar os estudos do jogador. Já na palestra, o filho Bruno Mossa Rezende – o Bruninho, da seleção – também se juntou à platéia.



Perfil

Bernardo Rocha de Rezende recebeu o apelido BERNARDINHO quando integrava a Seleção Brasileira de Vôlei Masculino de 1979 a 1986. Nesse período, conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo de 1981 e as medalhas de prata no Campeonato Mundial de 1982 e nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (EUA), em 1984. Abandonou as quadras em 1988 e se tornou assistente-técnico.

Assumiu o comando da Seleção Feminina de 1994 a 2000, conquistando a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e títulos no Grand Prix. Levou o ouro pelo Sul-Americano em 1997 e 1998. Ainda em 1998, ganhou o bronze na Copa dos Campeões. O ouro veio novamente, em 1999, nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (Canadá). No mesmo ano, conquistou a prata no Grand Prix, o terceiro ouro consecutivo pelo Sul-Americano e a prata pela Copa do Mundo. Despediu-se das meninas em 2000, quando levou o bronze nas Olimpíadas de Sidney (Austrália).

Em 2001, passou a liderar a Seleção Masculina. Ganhou a Liga Mundial e o Sul-Americano em 2001 e 2003. Em 2002, levou o vice-campeonato da Liga e a medalha de ouro inédita do Campeonato Mundial. Em 2004, levou o ouro nas Olimpíadas de Atenas (Grécia).BERNARDINHO é ainda autor dos livros “Transformando suor em ouro” e “Cartas a um jovem atleta”.

Fotos: Eduardo Guedes de Oliveira / Fonte: ALESC