O simpático casal Fernandez e Rosário estão criando a RPPN Sumo D'oro, em bela região de Mariana, Minas Gerais. Por questões profissionais, atualmente moram em Curitiba. No feriado de 12 de outubro vieram nos visitar e assim conhecerem de perto a RPPN Rio das Lontras.
Seguimos de carro até determinado ponto da estrada de acesso da RPPN, que ainda aguarda reparos pela Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara dos estragos das chuvas.
A já tradicional foto na entrada da RPPN Rio das Lontras: Rosário e Fernandez devidamente trajados com a camiseta feita de tecido ecológico com a logomarca da RPPN Rio das Lontras.
Fernandez flagrou uma imagem minha me equilibrando entre as pedras do rio Caldas do Norte, aos pés da cachoeira.
Demos sorte e o tempo que anda extremamente chuvoso nesse começo de primavera deu uma trégua, possibilitando uma pequena caminhada pela área.
Entre uma parada e outra para fotos no passeio, um registro de um bate-papo nosso no antigo e histórico caminho dos tropeiros, que ligava Campos de Lages até Desterro (atual Ilha de Santa Catarina, onde está a capital catarinense, Florianópolis).
Na paisagem bucólica construções estilo enxaimel, sítios simples e bem cuidados, como essa horta na beira da estrada.
Registros fotográficos na primeira colônia alemã de Santa Catarina...
...que recentemente realizou a Oktobertanz, a festa abre a temporada das Oktoberfestas no estado.
Durante o trajeto paramos o carro para fazermos algumas fotos, como esse registro de um Phimosus infuscatus, conhecido como maçarico-de-cara-pelada ou Tapicuru-de-cara-pelada .
"A inclusão da espécie, na lista de aves para Santa catarina, foi através de informações bibliográficas de cunho genérico, sem mencionar uma localidade específica". Esse dado consta no livro As Aves em Santa Catarina, da ornitóloga Lenir Alda do Rosário. Bom, então agora já há o devido registro.
E mil vivas para a RPPN Sumo D'oro!
Fotos: Fernandez e Rosário/ Arquivo pessoal RPPN Rio das Lontras