Páginas

sábado, 15 de dezembro de 2007

Acordo em Bali: acorda EUA!


A Conferência da ONU sobre Mudança Climática, na ilha de Bali (Indonésia) chegou neste sábado (15) a um acordo, depois de os Estados Unidos cederem a reivindicações dos países pobres. O consenso abre o caminho para negociar um novo acordo sobre mudança climática, mais ambicioso, para substituir o Protocolo de Kyoto.

Todos os delegados aplaudiram a martelada na mesa, dada pelo presidente da assembléia, o ministro do Meio Ambiente da Indonésia, Rachmat Witoelar, para selar o compromisso.

O acordo encerra 13 dias seguidos de debates, conversas e negociações entre representantes de cerca de 190 países. Ele estabeleceu um "Mapa de Caminho" para as negociações nos próximos dois anos.

A posição da delegação americana, liderada pela subsecretária de Estado para a Democracia e os Assuntos Globais, Paula Dobriansky, contrária a assumir compromissos pontuais, manteve em suspense o resultado da conferência até o último minuto.



O último capítulo do encontro precisou da reunião de todos os presentes contra o mais forte. Foi incluído no acordo um texto que reforça que os países ricos transferirão tecnologia e financiarão projetos. Mas os Estados Unidos recusou a proposta, indo contra o apoio da União Européia.

A África do Sul se manifestou, alegando que não é verdade a acusação dos Estados Unidos de que os países em desenvolvimento se recusam a assumir responsabilidades. Até o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, modificou sua agenda para retornar neste sábado a Bali e desbloquear o diálogo, arrancando um acordo de todos os delegados "pelo bem da humanidade".

Todos estavam contra os Estados Unidos, e o país acabou se rendendo, acatando, então, o acordo.

Assista a reportagem: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM766300-7823-N-PAISES+CHEGAM+A+ACORDO+AMBIENTAL+NA+CONFERENCIA+DE+BALI,00.html

Fonte: G1