Páginas

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Animais em perigo!

Duas notícias que se fundem. Dois animais ameaçados de extinção são encontrados em cidade do interior de Santa Catarina, no mesmo dia. Coincidência? Ou obra da mão insana do homem?


É a primeira vez que a Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente captura uma jaguatirica na cidade Foto:Lucio Sassi / Agência RBS

Jaguatirica é encontrada no Centro de Jaraguá
Costureira ficou cara a cara com o animal quando abriu a sala de sua casa

Uma jaguatirica foi encontrada por volta das 10 horas desta terça-feira em plena região central de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina.

Uma costureira levou um susto ao ficar cara a cara com o animal quando abriu a sala de costura de sua casa, no bairro Nova Brasília. De imediato, chamou a Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama), que o encaminhou à Clínica Veterinária São Francisco. No local, descobriram que se tratava de um macho adulto de 12 quilos.

Considerada uma onça pequena da espécie leopardos Paradalis, é a primeira vez que a Fujama captura uma jaguatirica na cidade. O motivo seria a ocupação excessiva da área urbana, devastando o ambiente de animais selvagens.

— É um bicho agressivo, poderia ter machucado alguém. Provavelmente, desmataram o ambiente natural e ele correu para a cidade, perdido — explica o biólogo da Fujama, Ulisses Sebastian Sternhein.

O animal será devolvido ao habitat natural em breve.


Nega Fulô foi levada para o Projeto Bugio Foto:Divulgação


Macaco bugio encontrado em Jaraguá é levado para Indaial
O animal foi capturado na tarde de sábado, após ter sido eletrocutado em uma cerca elétrica

O macaco bugio capturado na tarde de sábado na região central de Jaraguá do sul, no Norte do estado, foi levado nesta segunda-feira para o Projeto Bugio, em Indaial, no Vale do Itajaí.

O animal foi capturado após ter sido eletrocutado em uma cerca elétrica. O bugio ruivo recebeu os primeiro socorros na Clínica Veterinária São Francisco de Assis. Machucada, chegou agressiva, pois o braço esquerdo estava fraturado.

O bugio, apelidado carinhosamente como Nega Fulô, recebeu dose de antibiótico e no domingo já estava mais alegre e comendo com as mãos.

Já em Indaial, estava tranqüila, apesar de ainda um pouco febril. Depois de ser examinada, ficou quieta ao lado de outros 33 colegas do Projeto Bugio. Nega Fulô terá que fazer uma cirurgia e colocar pino no local fraturado.

FONTE: DC Agora