Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Desequilíbrio ambiental

Várias notícias sobre encontros de animais silvestres com humanos nos últimos dias chama a atenção. Coincidência? Ou simplesmente um claro indício de desequilíbrio ambiental?

Onça cai em silo de 7 metros em fazenda de Bom Sucesso (MG)

Onça cai em silo de 7 metros em fazenda de Bom Sucesso (MG)

Uma onça parda foi encontrada dentro de um silo de 7 metros de profundidade em uma fazenda na região de Pedra Branca, na cidade de Bom Sucesso, em Minas Gerais, na última terça-feira (12).
Segundo o próprietário da fazenda, Alencar Guimarães Carvalho, o animal devia estar caçando galinhas quando caiu no silo, que está desativado, e servia para armazenar cana.

Suçuarana pode ter caído no silo ao tentar caçar galinhas, segundo o proprietário

Segundo Marco Túlio Faria Nunes, sobrinho do proprietário, o animal está bem agitado, o que dificulta a ação de resgate.

De acordo com o Ibama, a suçuarana será avaliada e depois solta em uma reserva da região. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do animal.

Uma galinha foi jogada no silo pelos funcionários da fazenda, para alimentar o felino. Mas ele não mostrou interesse. Na maior parte do tempo, o animal permanece deitado.


Horas depois foi noticiado o resgate:

Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgataram, nesta quinta-feira (14), a onça que caiu em um buraco em uma fazenda de Bom Sucesso (MG).

A onça foi encontrada em um fosso que serve como depósito de cana para o gado na terça-feira (12). Agentes do Ibama e da Polícia Ambiental passaram a manhã desta quinta-feira no local. A primeira tentativa de resgate foi aplicar sedativos no animal, mas isso não funcionou. "O silo era muito profundo, não havia ângulo para enviar o sedativo", diz o biólogo e analista ambiental Júnio dos Santos Silva, do Ibama.

A onça só foi retirada depois que os agentes colocaram uma jaula dentro do buraco.

Segundo o Ibama, trata-se de uma fêmea, que tem aproximadamente 40 quilos. Ela vai passar por exames durante a tarde.

Prefeitura recolhe mais de 1,5 mil caranguejos de praia em SC
Secretária diz que banhistas devem ter cuidado para não matar os caranguejos


Animais começaram a aparecer na areia no carnaval.

Milhares de caranguejos chamam a atenção dos banhistas na faixa de areia da Praia Central, em Balneário Camboriú (SC). Os animais começaram a aparecer na praia no fim de semana do carnaval, mas na manhã desta sexta-feira (8), a concentração ficou maior.

Desde quinta-feira (7), as equipes da Secretaria do Meio Ambiente recolheram mais de 1,5 mil caranguejos e os devolveram ao mangue, informou Eduardo Cartamil, diretor do departamento de Desenvolvimento Ambiental.

De acordo com Cartamil, os caranguejos estão sendo deslocados do manguezal, às margens do Rio Camboriú, pela força da correnteza.

Para os especialistas, o principal fator que causa o aparecimento dos caranguejos é o período de acasalamento da espécie. Os caranguejos deixam as galerias e sobem à superfície para a procriação.

A secretária do Meio Ambiente, Carin Dorow, diz que a maioria dos caranguejos está sendo recolhida e devolvida ao mangue. “Os banhistas podem entrar no mar nos locais onde estão os caranguejos, o que pedimos é para que as pessoas não retirem os animais da praia e tomem cuidado para não matá-los”, orienta Carin.


Tamanduá aparece em quintal e vira atração na Bahia

Tamanduá-mirim foi levado para um quarto da casa, antes de ser resgatado (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Moradores alimentaram animal com pedaços de madeira com cupim.
Segundo o Ibama, tamanduá será levado para Centro de Triagem de Animais Silvestres.

Um tamanduá foi encontrado no quintal de uma casa em Irará (BA) na quarta-feira (13). De acordo com os moradores da região, o animal não aparentava ter sinais de ferimento.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi comunicado do aparecimento do animal e resgatou o tamanduá na manhã de quinta-feira (14).

Antes disso, o animal foi levado para um quarto, onde ganhou água e pedaços de madeira com cupim.

O tamanduá virou atração na vizinhança. Os moradores afirmam que ele tinha um comportamento tranqüilo e parecia não estranhar o local.

O Ibama informou que o tamanduá será levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres.


Lobo-guará é encontrado em mercearia de Uberaba

Casal prendeu animal até a chegada da polícia.
Depois de ser avaliado por veterinário, lobo-guará foi solto em uma mata da região.

Um lobo-guará adulto apareceu, na manhã desta quarta-feira (13), em uma mercearia de Uberaba (MG). O comerciante e a mulher encontraram o animal e conseguiram deixá-lo preso até a chegada da Polícia do Meio Ambiente.

O animal foi levado pela polícia a um hospital veterinário na cidade. O lobo foi avaliado por um especialista e passa bem.

Segundo a Polícia do Meio Ambiente, o lobo-guará já foi solto em uma mata na região.

Veja vídeo do Lobo-guará aqui.

E para terminar, uma notícia que não fala diretamente de nenhum animal, mas chama a atenção pelo bizarro:


Lama na praia:



Estudante caminha na lama na praia do Cassino (RS); a ressaca provocada por um ciclone extratropical fez o mar recuar 100 m, e seis surfistas tiveram de ser socorridos por estarem atolados na lama e não conseguirem voltar até a praia.

Fontes: UOL Notícias e G1.