Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

RPPN em Buriti dos Cavalos

Inscrições rupestres em Buriti dos Cavalos


Reunião define novo destino turístico no Piauí

O secretário estadual do Turismo (Setur), Sílvio Leite, e o presidente da Empresa de Turismo do Piauí (Piemtur), Patrocínio Paes Landim, comandaram em Piripiri, na tarde desta sexta-feira (08), reunião fundamental à criação de mais um destino turístico promissor para o Estado. Trata-se do Buriti dos Cavalos, uma propriedade particular na zona rural de Piripiri (165 quilômetros ao norte de Teresina) repleta de exuberantes formações rochosas, sítios arqueológicos com vasto material rupestre, riachos, cachoeiras e trilhas perfeitas para turismo de aventura e prática de esportes radicais.

A reunião ocorreu no auditório do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), no Perímetro Irrigado Caldeirão, com a participação de representantes de órgãos dos governos federal e estadual, como do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), DNOCS, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), além de militantes ecológicos, profissionais de imprensa e proprietários da área.

“Com tanta variedade natural, esse lugar pode ser considerado um shopping ecológico”, descreveu o secretário Sílvio Leite, que conheceu o local em setembro do ano passado, a convite da Prefeitura do município. Desde então, vem - juntamente com o presidente da Piemtur - arregimentando parceiros no Governo Federal, iniciativa privada, organizações não-governamentais (ONGs) e familiares da propriedade, com vistas à criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

A RPPN é uma modalidade de Unidade de Conservação Nacional (UCN) na qual o proprietário decide sua forma de exploração e delimita a área a ser englobada para atividades educacionais, esportivas, culturais, turísticas, estudos científicos e, principalmente, cria alternativas de utilização econômica, considerando irreversivelmente as normas e regras específicas ditadas pela legislação ambiental. O ecoturismo é, invariavelmente, a alternativa mais vantajosa para ser trabalhada nesse tipo de UCN. Entre outras vantagens, uma RPPN, além de congregar esforços de conservação da natureza, permite aos proprietários a elaboração de projetos com autorização do órgão ambiental competente e concessão de créditos para investimentos.

A intenção de transformar Buriti dos Cavalos em uma UCN existe desde a primeira metade da década de 1990. Naquela época, a Fundação Ecológica de Piripiri (Funep), presidida pelo ambientalista Pádua Rodrigues, fez um levantamento de área, divulgou o patrimônio geológico e deu o pontapé inicial. A ação concreta, porém, ocorreu em setembro do ano passado, quando o Sílvio Leite esteve no local, acompanhado do engenheiro Geraldo Lustosa, da Prefeitura de Piripiri.

Na reunião, o secretário manteve contato com o proprietário do Buriti dos Cavalos, Tomás Pinto do Nascimento - juntamente com seus familiares - repassando orientações e oferecendo a logística da Setur e da Piemtur para a formulação de um projeto de criação da RPPN. Nesse período, Sílvio Leite e Patrocínio Landim procuraram apoio do BNB e do Ibama para, respectivamente, acertar sua participação no suporte financeiro e legal do projeto.

“Esses dois órgãos do Governo Federal estão sendo parceiros fundamentais à consecução desse grande investimento turístico para Piripiri”, comentou Sílvio Leite, ressaltando que nunca uma ação fora desenvolvida com tanta agilidade desde o dia em que assumiu a pasta do Turismo, no ano passado. Ele se referiu ao fato de a família Pinto do Nascimento já ter criado, em apenas quatro meses, a Associação de Produção em Agroecologia Familiar Buriti dos Cavalos, e encaminhado ao Instituto Chico Mendes projeto de criação da RPPN.

O superintendente do Ibama e responsável pelo Instituto Chico Mendes no Piauí, Romildo Mafra, esteve presente à reunião e afirmou que vai dar toda a celeridade ao processo de implantação da RPPN no Buriti dos Cavalos. Também participou do encontro o superintendente regional do BNB, Agostinho Neto. Ele disse que o banco acompanha as discussões através da equipe de Piripiri e superintendência regional, e, no momento oportuno, vai disponibilizar, na forma da lei, as linhas de financiamento compatíveis ao empreendimento, dentre as quais, o Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar) e Proatur (Programa de Apoio ao Turismo).

Fonte: Canal 13
Foto: Portal O Dia

Nota do Blog: Vale sempre lembrar que a Legislação prevê que as RPPN são consideradas - de fato - unidades de conservação de uso indireto, ou de proteção integral, cujo maior objetivo é conservar a diversidade biológica. Como essas áreas têm como objetivo "a proteção dos recursos ambientais representativos da região", as atividades que ali podem ser desenvolvidas devem ter "cunho científico, cultural, educacional, recreativo e de lazer. As restrições de uso visam assegurar a conservação do meio ambiente na área.