Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia Mundial da Terra: O que temos para comemorar?




22 de abril: Dia Mundial da Terra!
E o que temos para comemorar?

Curiosamente o Dia da Terra foi criado por um norte-americano, o Senador Gaylord Nelson, que em 1970 convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. A partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.

Dia desses um cidadão desavisado escreveu que a natureza depende de nós.
Ledo engano! Até hoje o desenvolvimento humano foi calcado única e exclusivamente no consumo dos recursos naturais do planeta. Tão logo eles se esgotem, será o caos. Quem está em perigo é a humanidade. Em última análise a biodiversidade voltará depois de algumas dezenas de milhões de anos, em outras espécies, mas existirá. Nós, talvez nem sombra.

O economista Hugo Penteado em seu livro “Ecoeconomia: uma nova abordagem” toca na ferida quando mostra como os seres humanos caminham rumo a um colapso social, econômico e ambiental calcados em vários mitos, esgotando os recursos naturais insanamente em busca de um pseudo-desenvolvimento.
Enquanto os Governos não pararem de olharem para indicadores econômicos irreais, como o PIB (Produto Interno Bruto), ignorando teimosamente as críticas e propostas que são feitas desde a década de 1970, estaremos produzindo desigualdade, catástrofes um péssimo negócio a curto prazo para o planeta, ou seja, para todos os seres vivos que aqui habitam.

Em tempo: Em 22 de abril de 1500 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral avistaram um grande monte que chamaram de Monte Pascoal. Foi a data em que foi “descoberta” as ricas terras que viriam a ser o nosso Brasil. 508 anos depois, muito se utilizou dessa riqueza natural. E o que temos para comemorar?