Páginas

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Descoberto remanescente de Pau-Brasil no Espírito Santo

Pau-brasil sobrevivente: ramo com flores.

REDESCOBERTO O PAU-BRASIL NO ESPÍRITO SANTO

Pesquisadores do JBRJ participaram de estudo de campo para localizar pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam.) no estado do Espírito Santo. Os resultados da recente prospecção comprovam que a espécie que nomeou o país não está extinta na mata atlântica capixaba. Foram localizados dois fragmentos florestais, onde pequenas populações nativas sobrevivem em razoável estado de conservação.

O pesquisador Haroldo C. de Lima e o biólogo Robson D. Ribeiro participaram de estudo de campo para localizar pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam.) em áreas de mata atlântica no estado do Espírito Santo. Foram encontrados dois fragmentos florestais no município de Aracruz, onde pequenas populações nativas sobrevivem em razoável estado de conservação. A população remanescente mais significativa foi observada em um fragmento situado em área de plantação de eucalipto, que pertence à Aracruz Celulose.

Na recente lista de espécies da flora ameaçadas de extinção no Espírito Santo, a planta que deu o nome ao país foi avaliada como criticamente em perigo e, desde o último registro botânico em áreas naturais, ocorrido na década de 1980, não era relatada em inventários e outros estudos realizados em florestas capixabas.

As pesquisas preliminares para avaliar a situação atual do pau-brasil no Espírito Santo estão sendo desenvolvidas pela Gerência de Recursos Naturais – IEMA/ES e pelo Departamento de Botânica - UFES, com apoio do Programa Mata Atlântica – JBRJ. Fundamental para o sucesso da operação foi o auxílio de Floriano Schaeffer, antigo conhecedor das espécies madeireiras das florestas no Espírito Santo.


Fragmento de mata atlântica no município de Aracruz – ES, onde foi encontrada uma das populações de pau-brasil.


Pau-brasil - ramo com fruto aberto, após a dispersão das sementes.


Exemplar de pau-brasil em avaliação pela bióloga Maria Otávia Crepaldi, da Gerência de Recursos Naturais – IEMA/ES, durante o estudo de campo no fragmento de mata atlântica no município de Aracruz – ES.


Floriano Schaeffer, profundo conhecedor das matas e das espécies madeireiras no Espírito Santo.

Fonte: Haroldo C. de Lima