Páginas

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

AS PRIMEIRAS RPPNs ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO


Ney Matogrosso vai receber primeiro certificação de RPPN do estado por suas terras em Saquarema (Foto: Divulgação/TV Globo)


Ney Matogrosso ganha título de defensor da mata por área em Saquarema

Terras do cantor preservam 53 hectares de Mata Atlântica.
Estado vai certificar outras 15 propriedades em oito cidades.


Alba Valéria Mendonça
Do G1, no Rio


Conhecido pela voz marcante e a dança sensual que exibe nos palcos, o cantor Ney Matogrosso, a partir desta sexta-feira (14) passa a brilhar também como defensor da Mata Atlântica. Ele será um dos primeiros a receber a certificação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do estado, por sua propriedade particular no município de Saquarema, na Região dos Lagos.

A certificação, segundo André Ilha, presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF), confere às propriedades caráter de unidade de preservação ambiental. Além do mais, serve de exemplo para outros proprietários que eles também podem contribuir de forma direta para a conservação da natureza.

Em solenidade no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul, nesta sexta-feira (14), Ney Matogrosso vai receber das mãos do governador Sérgio Cabral, da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e do presidente do IEF um certificado e uma placa comemorativa.

Além de Matogrosso, o compositor Ronaldo Bastos também está entre os primeiros 16 proprietários a receber a certificação. A RPPN Soledade, do compositor, tem 6,33 hectares e fica no município de Nova Friburgo, na Região Serrana.

Isenção de imposto

As RPPNs permitem isenção de Imposto Territorial Rural (ITR) e acesso a fundos de apoio à implantação e gestão e de instituições de conservação e pesquisa. Essas propriedades podem se transformar em espaços de educação ambiental e ecoturismo.

Segundo o IEF, a cidade com mais RPPNs certificadas foi Silva Jardim, na Região das Baixadas Litorâneas, com oito reservas. Ao todo, essas primeiras 16 RPPNs vão proteger 697, 43 hectares de Mata Atlântica em oito municípios. São eles: Silva Jardim (Baixadas Litorâneas), Piraí, Resende e Rio Claro (Sul Fluminense), Saquarema (Região dos Lagos), Magé e Seropédica (Baixada Fluminense) e Nova Friburgo (Região Serrana).

Fonte: G1