Páginas

domingo, 13 de julho de 2008

Casa Ecológica




Minha irmã Ana Teixeira é artista e viajou para uma temporada de dois meses no Canadá, onde foi fazer uma residência artística e uma exposição em Toronto, além é claro, de visitar museus e conhecer um pouco da cultura do país.

Executando seu projeto Empresto Meus Olhos aos Seus - Expedição Canadá, ela conheceu o carioca Ricardo Sternberg, que deixou o Brasil quando tinha 15 anos quando seu pai foi lecionar nos Estados Unidos na década de 60. Em princípio era por um ano, mas acabaram ficando e seus pais moram lá até hoje, em Berkeley.

Ricardo acabou indo morar no Canadá em 1978 e hoje mora com sua esposa Chris em Toronto. Ele é escritor, poeta e professor de Literatura Brasileira e Portuguesa na University of Toronto.
Eles construíram recentemente uma “strawbale house”, uma casa que tem em sua construção cuidados ecológicos interessantes e é apropriada para as baixas temperaturas do país.

Ricardo conta que soube que algumas "strawbale houses" foram construídas na América do Sul, mas nenhuma no Brasil.

CASA DE CANABIS

Straw é palha, portanto sem nenhum componente nutritivo.
A palha vem em grandes “tijolos” ou feixes e este método está desaparecendo, já que atualmente estão usando rolos feitos de maneira industrial. Os feixes que eles utilizaram foram comprados de um fazendeiro que ainda usa o método antigo e fornece a palha especificamente para a construção. A palha é de cânhamo, a mesma planta que a maconha, mas sem o THC. Ricardo brinca que no segundo ano a casa ficou circundada de “plantinhas suspeitas”.



FOGO NA PALHA

O perigo da construção é o incêndio antes do reboco, já que a palha é seca e fica espalhada por toda a obra. Qualquer faísca pode ocasionar um grande dano. O reboco curiosamente não é impermeável e a umidade acaba atravessando os feixes. Mas os “overhangs” (a extensão do telhado) são grandes e protegem as paredes da chuva e da neve. Mas há casas que possuem aparelhos instalados nos feixes para detectar qualquer aumento da umidade. No caso de não haver esse instrumento, o negócio é ocasionalmente abrir pequenos furos no reboco para observar como se encontra a palha.

Na primeira demão em cima da palha foi usada um lime wash spray. Cal e água. Depois uma mistura de cal e areia e um pouco de cimento e uma terceira demão apenas com cal e areia. Do lado de dentro a mesma coisa.
Na ultima demão também incluía "marble dust", um pó de mármore que deu um acabamento bonito. “Tão bonito que nunca pintamos a casa por dentro”. A pintura foi pigmento, cal, areia e água. A pintura custou apenas $30.00 (algo em torno de 50 reais).

No fundo, a maior preocupação com o strawbale é a umidade. Este tipo de construção serve tanto para o calor como para o frio. Uma vez aquecida com apenas um fogão de lenha (apesar de Ricardo comentar que para esquentar o ambiente demora um bom tempo) a casa mantém a temperatura mesmo durante a noite quando a temperatura externa cai para –20° a –30° (com o chamado "windchill factor) e sem ter que levantar para abastecer o fogão de lenha.

E ele segue contando que não há dúvidas que existem controvérsias quanto ao método certo de construção: “A rapaziada que nos ajudou a construir a casa ainda está experimentando”. E diz que "...em muitas casas, as paredes de palha são cobertas com um arame para ajudar a adesão do reboque. Mas depois de alguns construtores terem participado de um workshop na Europa decidiram que o arame não era necessário e que poderia inclusive afetar a adesão. Nessa construção eles usaram arame apenas em volta das curvas das janelas. Apareceram com o tempo poucas rachaduras e todas elas pequenas".

Existe um movimento para que não estabeleçam protocolos oficiais de construção, já que há muita experimentação pela frente.
Quebec por alguma razão é onde mais se pesquisou com rigor este tipo de construção.

Para visualizar todo o processo de construção da casa do Ricardo e Chris, CLIQUE AQUI! Dá para ver que o lugar é muito bonito, às margens de um tranqüilo lago, o Longline Lake - onde é possível dar um gostoso passeio de caiaque - e o terreno de 10 Acres se extende até o enorme lago Lake of Bays.

Quem quiser saber mais informações sobre os construtores dessa casa “strawbale house” acesse o site AQUI! O construtor Chris Magwood tem um livro sobre o assunto.

Também é possível acessar o site da associação de strawbalebuilding onde há fotos das outras casas AQUI!.



Agradecimento especial: Ricardo Sternberg/Fotos: Arquivo pessoal