Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2008

Jovem morre depois de 50 dias perdido na floresta Amazônica

Presidente Figueiredo é rica em cachoeiras e cavernas em meio a floresta Amazônica.

Um dia da caça...
Semana passada duas onças mataram um pescador em Cárceres.
Agora a trágica notícia é de um jovem caçador que se perdeu na floresta e acabou morrendo nos braços do pai assim que ele o achou.


Jovem morre após passar 50 dias na selva amazônica

KÁTIA BRASIL da Agência Folha, em Manaus

Um rapaz de 18 anos que estava desaparecido na selva amazônica havia 50 dias foi encontrado vivo no último sábado por familiares, mas não resistiu e morreu. Para proteger o corpo do filho de animais até o resgate, o pai o colocou sobre uma árvore.

Jonathan dos Santos Alves se perdeu em 11 de maio, em região de difícil acesso em Presidente Figueiredo (107 km a norte de Manaus), quando caçava com dois amigos e se distanciou do grupo.

O resgate do corpo ocorreu ontem, coordenado pelo Corpo de Bombeiros e com a participação de um helicóptero.

Após o desaparecimento, a família fez buscas por uma semana. Depois acionou o Corpo de Bombeiros, que fez incursões na selva, com apoio da Polícia Militar, por 20 dias.

O pai do rapaz, o agricultor Edilson dos Santos, 40, continuou a procurar Jonathan depois disso --há dez dias, voltou com o irmão e dois mateiros.

No sábado, por volta das 9h30, Edilson encontrou o filho caído na terra, próximo a um rio, a 45 km de onde sumira. Estava debilitado, desidratado e gemendo de dor devido a picadas de insetos. Vestia uma camiseta e cueca.

Segundo o pai, o jovem aparentava ter perdido 20 de seus 50 quilos. O cabelo e a barba estavam crescidos. Tinha feridas na cabeça e nas costas, e os pés sangravam. "Eu o agarrei nos braços e saíram insetos da boca dele. Tentei animá-lo, ele trincou os dentes e morreu."

O município de Presidente Figueiredo:

Presidente Figueiredo é um município brasileiro do Estado do Amazonas e tem uma população estimada em 25.273 habitantes (2004) com um densidade demográfica de menos de 1 pessoa por km². Situa-se na Região Metropolitana de Manaus e está ligado à capital pela BR-174, uma boa rodovia asfaltada que faz ainda a ligação com Boa Vista , capital do Estado de Roraima e de lá liga o Brasil à Venezuela.

Presidente Figueiredo despontou há pouco tempo para o turismo ecológico em razão de sua fartura de águas, selva, recursos naturais, cavernas e cachoeiras (são mais de cem catalogadas). Nela existe uma razoável infraestrutura turística em expansão. O município é mais conhecido pela usina hidroelétrica instalada ali, a usina de Balbina, no distrito homônimo, cujas obras e manutenção são consideradas a maior catástrofe ambiental da história do Brasil.