Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Baleia encontrada morta em São Paulo

Durante o inverno, nas nossas caminhadas pelas praias em Floripa, principalmente após uma grande frente fria e uns dias de vento sul, era comum encontrarmos animais típicos de locais mais frios como pinguins e leões-marinho. Mas o encontro que mais me impressionou foi quando vi em 1988 uma enorme baleia e seu filhote na praia da Atalaia em Itajaí. Visão inesquecível!
Dava para notar quando ela amamentava o filhote ao ficar de lado por vários minutos, bem perto da arrebentação onde surfistas pegavam ondas absurdamente perto delas.

Ao ler a notícia da morte de uma baleia jubarte em São Paulo, muito provavelmente ocasionada por redes de pesca, é de lamentarmos profundamente.


Baleia jubarte é encontrada morta na Praia Grande, litoral de São Paulo

Da Redação
Em São Paulo

Uma baleia da espécie jubarte foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (9 de julho), na praia do Boqueirão, em Praia Grande, litoral paulista. As informações são de "A Tribuna On-line".

A baleia, com mais de 7 metros e 1 tonelada, tinha junto ao corpo restos de redes e cordas e provavelmente foi trazida pela maré.

Ainda segundo "A Tribuna On-line", os bombeiros precisaram da ajuda de três tratores para retirar o animal da areia.

*Baleia é encontrada morta em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo. O animal foi recolhido com a ajuda de três tratores


SÃO PAULO - Uma baleia da espécie jubarte, ameaçada de extinção, foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira na praia do Boqueirão, em Praia Grande, a 70 km de São Paulo. A fêmea - de pouco mais de um ano, 7 metros e 20 centímetros de comprimento e mais de uma tonelada - tinha junto ao corpo restos de redes e cordas.

Para os biólogos, o filhote foi capturado por alguma embarcação de pesca. Os bombeiros encontraram o animal nas primeiras horas da manhã. Pedaços de pele espalhados na areia davam sinais de que a baleia já havia morrido há algum tempo, e que foi trazida pela maré até encalhar na praia.

Para retirar o animal, foi necessária a ajuda de três tratores. Estudos recentes mostram que existem pouco mais de 6 mil jubartes em toda a costa brasileira.