Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

FOTOS MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE

Na descrição do vencedor da competição, a foto reflete a relação entre a Mãe Terra e seus filhos. "Fiz a foto quando esta mulher voltava para casa após um longo dia no trabalho. Quando disse que queria tirar uma foto dela, ela apenas sorriu".

Concurso em Londres premia fotos sobre meio ambiente e sociedade

Um concurso promovido por uma organização em Londres premiou fotos que retratam o impacto das mudanças climáticas em sociedades de todo o mundo.

As mais de 1.400 imagens inscritas na competição "Fotógrafo Ambientalista" do ano, realizada pela Instituição para o Gerenciamento da Água e do Meio Ambiente, buscaram refletir questões como pobreza, mudanças climáticas, direitos humanos, cultura, biodiversidade e beleza natural.

A imagem vencedora, "Happy in her Own World", ("Feliz em seu mundo", em tradução livre), do indiano Abhijit Nandi, evocou a relação entre a Mãe Terra e seus filhos.

"Nosso planeta hoje é um lugar perigoso. Terrorismo, guerras, mudanças climáticas e uso irresponsável dos recursos naturais fazem da Terra um lugar impróprio para as próximas gerações," disse Nandi.

O fotógrafo contou ter feito a imagem em um vilarejo remoto no leste da Índia.

"A mulher na foto está voltando para casa após um longo dia de trabalho. Como mulher de um agricultor, ela tem de cuidar da casa, das crianças e ajudá-lo no campo", disse o fotógrafo.

"Ela nunca imaginou que uma mulher como ela fosse ser objeto de uma fotografia, então quando disse que queria fotografá-la, ela apenas virou e sorriu."

As fotografias vencedoras estarão em exibição no espaço Mil End Arts Pavillion, no leste de Londres, de 17 de setembro a 11 de outubro.


Dezembro em um pobre vilarejo no leste da Índia. Mulheres se agacham ao lado de uma fogueira para se aquecer do frio à medida que a noite cai. Esta é a única forma que têm para se aquecer porque são escassas as roupas de inverno.


Na China é alto o índice de poluição da água. Cerca de 75% das águas de lagos e rios estão sujas e estima-se que 700 milhões de pessoas bebam água imprópria para o consumo, o que vem provocando um número crescente de mortes.


O pavão é a ave nacional da Índia. Ele sai à caça de alimentos no amanhecer e pouco antes do anoitecer. As aves passam boa parte do dia abrigadas sob as sombras das árvores para fugir do calor. Alimentam-se de sementes, insetos e frutas.


As plantaçõe de arroz ocupam degraus construídos sobre as colinas. Em geral, precisam de grandes quantidades de água para irrigação. A cultura do arroz pode causar um impacto ambiental pela grande quantidade de gás metano que emite.


Mais de 1.400 imagens foram incritas no concurso promovido pela Instituição para Gerenciamento da Água e do Meio Ambiente. As fotos vencedoras estarão expostas no Mile End Arts Pavillion, no leste de Londres, do dia 17 de setembro a 11 de outubro.

Fonte: BBC Brasil