Páginas

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Lista vermelha: animais em extinção


Brasil tem mais de 600 espécies de animais ameaçadas de extinção

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, lançou nesta terça-feira um livro com mais de 600 espécies de animais ameaçados de extinção.

A publicação foi baseada no último levantamento feito pela UICN (União Internacional para Conservação da Natureza), em 2003. A primeira lista de animais em extinção, feita em 1989, continha 218 espécies ameaçadas, enquanto no livro lançado hoje estão contabilizadas 627 espécies.

"Alguns grupos não tinham sido avaliados em 89, como o de peixes; além disso, foram adotados novos critérios, devido ao aumento do conhecimento científico e do entendimento dos fatores de ameaça", esclarece o biólogo Adriano Paglia, que é analista de biodiversidade da ONG Conservação Internacional e um dos autores do livro.

Minc afirmou que, da lista de 1989, foram retiradas 79 espécies, como o sagüi e o lobo-guará. Mas foram acrescentadas 479, como a baleia azul, o tubarão-baleia e a jararaca.

A publicação, chamada de Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, foi elaborada em parceria com a Fundação Biodiversitas.

"Temos que correr atrás do prejuízo criando novas unidades de conservação, defendendo o habitat dessas espécies, defendendo sua cadeia alimentar, fazendo mais pesquisa, em suma, combatendo a degradação desenfreada", afirmou o ministro.

Entre os biomas que têm o maior número de espécies ameaçadas estão em primeiro lugar a Mata Atlântica (60%), seguida do cerrado (20%) e da zona costeira e marítima. Para reverter esse quadro, o ministro afirmou que é necessário criar corredores de proteção, combatendo o tráfico e fazendo campanhas nas escolas.

Minc quer que cada unidade de conservação ambiental tenha um exemplar do livro vermelho e disse que vai conversar com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para que a publicação também seja distribuída nas escolas da rede pública.

O biólogo da Conservação Internacional explica que a ameaça de extinção deve-se, principalmente, à perda de habitat, provocada pelo desmatamento. "A fiscalização é fundamental, mas as pessoas não devem delegar a questão apenas ao poder público e às ONGs", comenta. Cobrar a criação e conservação de reservas ecológicas e denunciar o comércio de espécies nativas são formas de colaborar com a preservação desses animais.

Anêmona-do-mar, um dos animais marinhos em risco de extinção


Ararajuba (Guaruba guarouba)


A baleia azul é um dos animais que foi incluído na lista vermelha


Jararaca: outro animal que entrou na nova versão da lista


Jacu-de-barriga-castanha (Penelope ochrogaster)


Jacamim-de-costas-verdes


Guigó-de-coimbra-filho (Callicebus coimbrai)


A baleia-jubarte é uma das diversas espécies de baleia que correm perigo


Pintor-verdadeiro (Tangara cyanocephala cearensis)


Pica-pau-anão-da-caatinga (Picumnus limae)


Perereca-de-folhagem-com-perna-reticulada (Phyllomedusa ayeaye)


A onça pintada (Panthera onça) continua ameaçada


Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)


Tartaruga-de-pente do Projeto Tamar, na BA: ainda em risco


Tamanduá-bandeira, animal que permanece na lista vermelha


Uma suçuarana da região da Chapada Diamantina


Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni)


O sagüi, um dos 79 bichos excluídos do livro vermelho


Da Redação do UOL. Lista de animais em extinção do site Ambiente Brasil. Foto/Minc site Agência Brasil.