Páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Impressões da natureza



Gato-do-mato-maracajá (Felis widii)

É um pouco parecido com o gato-do-mato-pequeno, mas de tamanho maior, com 0,70 cm a 1,20 m de comprimento total e pesando entre 3 e 9 kg. Os pêlos são mais macios e apresentam coloração geral amarelo-queimada ficando mais clara na região ventral. As manchas espalhadas pelo corpo são bem maiores e mais afastadas que as da outra espécie. De cada olho partem duas linhas pretas que vão em direção ao alto da cabeça. O queixo e a garganta apresentam duas listas pretas transversais. A cauda é mais comprida e não tão afilada na ponta e os anéis pretos são bem mais largos que os amarelados. A cabeça é arredondada e os olhos são grandes e marrom-escuros. Na região da nuca os pêlos encontram-se voltados para a frente como na jaguatirica. As patas são grandes.



Habitat: Vive em regiões de mata alta, mas pode ser encontrado em áreas de capoeiras e campos.

Reprodução: Atinge a maturidade sexual entre 2 e 3 anos de idade. Reproduzem-se principalmente nos meses da primavera e verão (setembro a março). O período de gestação é de cerca de 80 dias e a fêmea tem 1 ou 2 filhotes, que nascem mais escuros e mamam até mais ou menos os 2 meses.

Distribuição geográfica: Todo o Brasil. Do México até o norte da Argentina e o Uruguai, exceto Chile.

Características: É animal solitário. Sobe em árvores muito bem e é mais hábil que o gato-do-mato-pequeno. Quando em região de mata fechada, pode ser ativo em horas noturnas e diurnas. Em áreas abertas, procura seu alimento somente a noite. De hábito alimentar quase sempre carnívoro, come répteis, aves e pequenos mamíferos; tem preferência por roedores silvestres. Para descansar refugia-se em grutas, ocos ou galhos de árvores e tocas abandonadas. Como quase todos os mamíferos, é inofensivo ao homem, mas se encurralado, defende-se violentamente. Usa as garras afiadas como arma, abre a boca mostrando os dentes e fazendo um forte ruído. Pode atingir 13 anos de idade (cativeiro). É espécie ameaçada de extinção.

Fotos: Armadilha Fotográfica - Gentilmente cedida pela Prosul Ambiental.
Fonte: Mamíferos de Santa Catarina - Ana Cimardi