Páginas

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Impressões da natureza









Imagens: Armadilha fotográfia

Irara (Eira bárbara)
Descrição: A irara tem corpo alongado, cabeça larga com orelhas pequenas e arredondadas, pescoço longo e o focinho é curto possuindo longas cerdas, como se fosse um bigode. Os membros traseiros e dianteiros são curtos com os pés e mãos tendo unhas grandes e fortes. Cauda longa. Os pêlos do corpo são curtos e grossos. Há muita variação quanto a coloração tratando-se de populações ocorrentes em áreas geográficas diferentes. De um modo geral, a cabeça e nuca são cinza-amarelados; na região do peito apresenta uma mancha branco-amarelada e o resto do corpo é mais escuro, com a cauda e extremidades dos membros, pretos. Atinge um comprimento total de 92 cm a 1,17 m. Pesa de 3 a 7 kg. Como o furão, também possui glândula odorífera que exala um cheiro muito desagradável. O filhote ao nascer é inteiramente preto; às vezes apresenta mancha esbranquiçada no peito.
Habitat: Animal típico de regiões florestadas (primárias e secundárias).
Reprodução: A maturidade sexual é atingida aos 2 anos de idade. O período de gestação varia entre 63 e 68 dias. Geralmente a fêmea tem de 2 a 4 filhotes por parto.
Distribuição Geográfica: Todo o Brasil. Encontrada também na ilha Trindade (costa do estado do Espírito Santo). Do sul do México até a Argentina; não ocorre no Chile e Uruguai.Observações: Apesar de ter hábitos diurnos e noturnos, são nas horas crepusculares que se encontra mais ativa. Alimenta-se de médios e pequenos animais, como roedores, marsupiais, aves e insetos. Come também ovos e frutas, apreciando a banana. Gosta muito de mel, fato este que faz receber o nome vulgar de “papa-mel”. O termo “irara” vem do tupi “irá = mel + rá = tomar”. Por atacar caixas de abelha e galinheiros é bastante perseguida. Corre e nada bem. Ao ser importunada, desloca-se por entre a vegetação, ou sobe nas árvores pulando de galho em galho por longas distâncias. Quase sempre solitária, mas pode andar aos pares ou em pequenos grupos familiares. Constrói ninhos em buracos de árvores ou procura abrigo em tocas de outros animais.

Foto: Arquivo pessoal
Aqui uma mostra da habilidade da Irara, num flagrante em cima de uma árvore em Angelina.

Fonte: Mamíferos de Santa Catarina - Ana Verônica Cimardi.