Páginas

domingo, 12 de agosto de 2007

Vidal Ramos e a Votorantim.


Uma coisa é certa: o município de Vidal Ramos irá mudar e muito! E para sempre! Foto: Daniel Conzi - DC

Vidal Ramos é uma pequena e pacata cidade de seis mil habitantes. Nascedouro do rio Itajaí-Mirim, que ao juntar-se com o rio Itajaí-Açu na cidade de Itajaí, forma o rio Itajaí, do importante porto fluvial. O principal município banhado pelo rio Itajaí Mirim é Brusque e ele ainda fornece água para a importante cidade de Itajaí.



A história da cidade de Vidal Ramos remonta a década de 1920, conta que os colonizadores foram atraídos para a região pela abundância de caça e pesca, além das terras férteis.
De colonização alemã e italiana, Vidal Ramos caracteriza-se pela bela arquitetura das casas, em estilo enxaimel, por suas inúmeras belezas naturais e por sediar a Doce Festa, realizada todo mês de maio e que atrai muitos visitantes pelos seus doces caseiros, como geléias, compotas de frutas, biscoitos, tortas e outras delícias. A cidade possui diversas confeitarias, herança deixada pelos colonizadores alemães. Outra atrativo é o Centro Cultural e Ecológico, que abriga uma grande floresta nativa preservada. A rede hoteleira da cidade ainda é tímida, mas há outras opções de hospedagem na cidade, além de restaurantes, campings e uma pequena estrutura de comércio e serviços.

Quem quiser conhecer Vidal Ramos do jeitinho que ela é, vai ter que se apressar. Imagem: WEB

Cidades com as características da simpática e bucólica Vidal Ramos costumam parecer ter uma outra dimensão do tempo, onde os acontecimentos são mais cadenciados, lentos, tranqüilos. A edificação mais alta da cidade é a Igreja Matriz, com sua torre que não passa de 12 metros de altura. Mas parece que tudo está prestes a mudar. E para sempre!


O presidente da Votorantim Antonio Ermírio de Moraes e o Governador de Santa Catarina LHS. Imagem: WEB

O Grupo Votorantim, conglomerado que atua nos mercados de cimento e concreto, mineração, metalurgia (alumínio, zinco, níquel e aço), celulose e papel, suco de laranja concentrado, especialidades químicas, geração de energia elétrica, setor financeiro com o Banco Votorantim, empresas de biotecnologia e tecnologia de informação, com receita líquida de 29 bilhões de reais em 2006 e que personifica o lado mais cruel do mundo capitalista e chamado globalizado, resolveu fincar pé na região catarinense, começando com uma fábrica de cimento em Vidal Ramos e uma usina em uma cidade do litoral.
O “investimento” será na casa de 400 milhões de reais, sendo 360 milhões em Vidal Ramos. Este valor, só para efeito de comparação, é sete vezes maior que o PIB do município!



Placas de "Entrada Proibida" já estão colocadas nas beiradas das estradas rurais da cidade. Imagem: WEB

A área das jazidas de calcário totalizam nada mais, nada menos que 1798 hectares – já compradas pela empresa - e estimativas para exploração por pelo menos um século. A região já está repleta de placas de “entrada proibida” identificando as posses da Votorantim. Os nomes dos locais já contam por si próprio a qualidade ambiental da região: Cinema, Rio dos Bugres (O local era repleto de aldeias indígenas), Ribeirão do Macaco, Piava, Chapadão do Tigre e Salseiro, onde ficará a fábrica. Enquanto a fábrica não é implantada as instalações foram locadas para uma empresa explorar e comercializar brita.


O agricultor Miguel Weber terá que deixar sua casa para a instalação da fábrica da Votorantim. Foto: Daniel Conzi - DC

Os Jornais do Estado estão divulgando que a população da região está “eufórica” com as novidades e que serão gerados 600 empregos. Enquanto isso as desapropriações já causam preocupação aos moradores e a especulação imobiliária já está a todo vapor. O Prefeito da cidade, Nabor José Schmitz já declarou que tem interesse em “doar” a Votorantim o Parque da Doce Festa, o cartão de visitas da cidade, uma área de 76 hectares. Em contrapartida a empresa construirá um novo parque, em uma área “mais perto do centro” e “protegerá o principal manancial da cidade”.
Algumas jazidas foram encontradas em perfurações de mais de 800 metros de profundidade. A estimativa é que cerca de 178 caminhões para 40 toneladas estarão circulando todos os dias na cidade. A expectativa é que sejam criados mais hotéis, bancos, construções, enfim, tudo que o decantado “progresso” e “desenvolvimento” trás para os crédulos no modelo econômico vigente no planeta e que nos levou ao caos ambiental e social em que vivemos!


Veja artigo sobre o Presidente do Grupo Votorantim Antonio Ermírio de Moraes, dono de uma fortuna pessoal estimada em 5 bilhões de dólares, o que o torna uma das pessoas mais ricas do mundo e sua relação nada amigável com o meio ambiente: www.pitacosdalontra.blogspot.com