Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Sequóias e Figueiras


Ricardo posa deitado aos pés da gigante Sequóia no Yosemite National Park

Meu irmão Ricardo é engenheiro agrônomo e mora a mais de cinco anos em Vancouver, Canadá. Sempre ligado nas questões sobre meio ambiente, tem se aprimorado cada vez mais e visitado regiões protegidas na América do Norte.
Nas nossas trocas de correspondências mandou essas fotos impressionantes das maiores árvores do mundo, as Séquoias Gigantes do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia (Veja textos abaixo).

O Parque Yosemite recebe cerca de 3 milhões de visitantes a cada ano

Aqui Ricardo e sua esposa Aninha nas Montanhas Rochosas no Canadá.
E não é que nós não temos nossas "sequóias" também? Abaixo uma foto de uma linda Figueira em São Pedro de Alcântara

Chris posa aos pés "do lado menor" da imponente Figueira

O Parque Nacional de Yosemite (Yosemite National Park) é um parque nacional norte-americano localizado nas montanhas de Serra Nevada, no estado da Califórnia, nos condados de Mariposa e Tuolumne.

O parque cobre uma área de 3 081 km² (1.189 mi²) estando a sua altitude compreendida entre os 600 e os 4000 metros. O parque de Yosemite recebe a visita de cerca de 3 milhões de visitantes por ano, grande parte somente para ver o vale de Yosemite, mas no parque existem muitas outras atracções, pois é reconhecido internacionalmente pelos seus espectaculares desfiladeiros de granito, cascatas, arroios claros, bosques de sequóias gigantes e grande biodiversidade, que lhe valeram a designação de Património Mundial em 1984.

Das 7000 espécies de plantas existentes na Califórnia, cerca de metade está na Serra Nevada, e mais de 20% das espécies concentra-se em Yosemite [2]. O parque conta também com registos documentais da presença de mais de 160 plantas raras, com solos únicos e formações geológicas também elas raras que caracterizam as áreas restritas que estas plantas ocupam.

Geologicamente o parque caracteriza-se pela presença de rocha granítica e algumas rochas mais antigas. Há aproximadamente dez milhões de anos, a Serra Nevada sofreu uma elevação, tendo-se depois inclinado, o que levou a que as suas encostas ocidentais ficassem com declives ligeiros e as orientais com declives mais acentuados. A elevação resultou num aumento da inclinação dos leitos dos riachos e dos rios, resultando na formação de desfiladeiros profundos e estreitos. Há um milhão de anos, verificou-se um acumular de neve e gelo, formando glaciares nos prados alpinos mais altos, descendo depois para os vales percorridos pelos rios.
A espessura do gelo no vale de Yosemite pode ter chegado aos 1200 metros durante o início do período glaciar. O movimento de descida das massas de gelo esculpiu o vale em forma de U que tantos visitantes atrai hoje em dia.

Sequóia Gigante:
A Sequóia gigante é a maior árvore do mundo em termos de volume. Ela cresce em média 50-85 m e 5-7 m em diâmetro. A Sequóia gigante mais velha conhecida possui 3.200 anos de idade. Medidas recordes de sequóias como 115 m de altura e 8 m de diâmetro já foram reportadas. A casca da sequóia é fibrosa, com sulcos, podendo chegar a 60 cm de grossura na base do tronco.
Uma casca assim fornece uma excelente proteção contra fogo. As folhas são como as folhas dos pinheiros, com 3-6 mm, fazendo uma espiral nos brotos. As sementes vêm em cones, e cada cone têm em média 230 sementes de cor marrom-escura, cada uma com 4-5 mm de altura e 1 mm de espessura, possuindo umas "asinhas" marrom-amarelas de 1 mm. As sementes são carregadas pelo vento quando se desprendem do cone. É considerada um fóssil vivo. Tem sido plantada no Brasil para fins ornamentais e de adaptação da espécie, já que em seu lugar de origem vem sendo destruída.
Fonte: Wikipédia