Páginas

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Planeta em perigo!

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) acaba de divulgar a tradicional Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de 2007. Todo ano é possível se atualizar - e horrorizar - quanto aos impactos das ações humanas nas espécies vegetais e animais do planeta.

São mais de 41 mil espécies analisadas em todos os continentes e dessas 16.306 estão ameaçadas de extinção. São 188 novas espécies que entraram na lista de 2007.


O levantamento mostra que estão em situação de risco:
* Um em cada quatro mamíferos;
* Uma em cada oito aves;
* Um terço dos anfíbios;
* 70% das plantas avaliadas (Meu Deus!).

O destaque fica por conta do desaparecimento dos grandes primatas e ainda os corais, base da vida de milhares de espécies e que foram pesquisados pela primeira vez!

Das três categorias de riscos (criticamente ameaçada, muito ameaçada e vulnerável), 1217 espécies de aves fazem parte delas. Algumas mudaram para uma categoria de maior risco de um ano para outro. E os motivos são as ações antrópicas (vegetações resultantes da ação do homem sobre a vegetação natural), como o uso de produtos químicos em plantações.

E o Brasil está em destaque na lista desse ano, aparecendo como um dos quatro países com mais espécies ameaçadas, junto com a China, Austrália e México. São 725 espécies em risco no país.

Cerca de 40% de todas as espécies da América do Sul estão em ameaça. 29 já foram extintas!

Dessas, 11 desaparecerem do planeta em território brasileiro.

E o rítmo da perda da biodiversidade aumenta a passos largos para uma crise global de extinção, segundo o comunicado oficial da Diretora Geral da organização, Julia Marton-Lefèvre.


O terrível é que nem ao menos conhecemos todas as espécies do planeta. Estimativas oscilam entre 10 a 100 milhões, mas a ciência conhece apenas 1,5 milhão. Muitas espécies estão desaparecendo sem ao menos terem sido conhecidas, pela destruição dos hábitats, pela poluição, pelas espécies invasoras e a mudança climática.

Pelo andar da carroagem, a espécie humana em breve poderá estar inclusa na lista vermelha.

Para conhecer por completo a lista e informações detalhadas, acesse o site da IUCN:
http://www.iucn.org/themes/ssc/redlist2007/index_redlist2007.htm