Páginas

domingo, 1 de junho de 2008


Esse curioso flagrante foi clicado pelo meu irmão Ricardo, engenheiro agrônomo que mora e trabalha em Vancouver, Canadá.
Nas suas viagens a trabalho ele acaba encontrando a mais variada fauna e os ursos são figuras quase que constante, como esse jovem Urso Negro com uma carinha simpática que lembra as histórinhas de infância do Zé Colméia.

O urso-negro-norte-americano - Ursus americanus
O urso-negro norte-americano, também chamado de “baribal”, e a espécie mais comum de urso.
Área de distribuição e habitat
O Ursus americanus é originário do México, Estados Unidos e Canadá. Ele vive nas florestas de coníferas das regiões subárticas, na tundra aberta e terras baixas, perto de rios e água corrente, e mudam seu habitat de acordo com a estação do ano. No verão, o urso-negro prefere grandes áreas florestais. Já na primavera, procura os grandes rios onde gosta de pegar peixes.

Aparência, altura e peso
Com um tamanho médio que varia entre 1,30 e 1,80 metros, o urso-negro norte-americano é menor que seu parente, o urso-pardo. As fêmeas pesam aproximadamente de 60 a 70 quilos, enquanto os machos pesam entre 130 e 150 quilos.

Os ursos-negros têm pelagens de diferentes colorações – do preto ao azul-acinzentado, do marrom ao canela, ocre e bege – dependendo da subespécie. Normalmente, eles têm uma marca branca em forma de estrela no tórax. O pêlo do chamado urso “cinnamon” (canela) brilha em um tom castanho-avermelhado. Em contraste, o urso Kermode das costas do Alasca tem nomes curiosos, como urso branco, “fantasma” ou “espírito”, devido ao pêlo louro claro ou branco.

Já os ursos-negros em tons castanho-chocolate podem ser diferenciados dos ursos-pardos pelo dorso arredondado e a ausência da corcova de músculos na nuca, que caracteriza estes últimos.

Dieta
Como são onívoros, os ursos-negros norte-americanos se alimentam de frutas silvestres, raízes e bolotas, assim como peixe, carniça e insetos. Se houver comida suficiente disponível, eles podem comer até 20 quilos por dia. Antes de entrarem em hibernação, eles chegam a engordar 2,5 quilos por dia.

Estilo de vida
Os ursos-negros são solitários e vagueiam por um território fixo. As fêmeas grávidas e os machos de regiões mais frias hibernam durante o inverno, por um período de até sete meses.

Comportamento social e reprodução
As fêmeas do urso-negro normalmente têm suas primeiras crias aos cinco ou seis anos de idade, e se acasalam de abril a julho. Depois de um período de gestação entre 7 e 7 meses e meio, os filhotes, geralmente dois, nascem durante a hibernação pesando cerca de 300 gramas. A mãe cuida deles por cerca de dois anos.

Quando é atacado, o urso-negro distribui vigorosos golpes com suas patas. No entanto, ele geralmente é um dos mais pacíficos entre os grandes ursos. Como é um escalador ágil, devido a suas garras afiadas, ele normalmente procura refúgio no alto das árvores.

Situação
O número de ursos-negros norte-americanos é estimado em aproximadamente 500.000, e é considerado estável. Somente as populações do leste dos Estados Unidos estão em perigo de extinção.

Fonte: Animal Planet
Foto: Ricardo Luis Pimentel Teixeira