Páginas

domingo, 29 de junho de 2008

Artista dinamarquês faz cachoeiras artificiais


Quando adolescente um dos meus programas preferidos era sair com amigos procurando novas cachoeiras nos diversos rios que desciam a Serra da Mantiqueira, em Pindamonhangaba, onde cresci.

Muitas vezes caminhávamos pelos rios, já que não havia como andar pelas margens, escalando, enfrentando a correnteza em busca de lugares novos.

As PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) estão tornando as cachoeiras um artigo raro em nossos rios. Só em Santa Catarina existem nada mais, nada menos que 230 projetos de PCHs. 33 delas já foram aprovadas, as restantes aguardam autorização da Fundação Estadual de Meio Ambiente e da ANA (Agência Estadual de Águas).

Seis desses projetos são na bacia do Rio Cubatão, que faz parte da maior Unidade de Conservação de SC, o Parque Estadual do Tabuleiro e também da RPPN Rio das Lontras. O projeto da PCH mais alta é bem em cima da nossa RPPN, no rio Caldas do Norte, ou Forquilhas.

Agora um artista dinamarquês criou cascatas artificiais em Nova Iorque. Talvez logo precisemos desse artifício para lembrarmos das nossas...




Cascatas nova-iorquinas


A grande atração do verão nova-orquino neste ano são as águas. Um artista dinamarquês fez brotar quatro gigantescas cascatas no coração de Manhattan.

O rio percorre Manhattan de uma ponta a outra. O East River passa pelo centro financeiro de Nova York.

Mas as águas do East River não correm mais como antes. Em quatro pontos, caem do céu: cortinas gigantescas de água de até 36 metros de altura. Parece miragem.

Um sistema hidráulico bombeia a água até o alto. As cascatas descem por 270 toneladas de aço. A energia para acionar as bombas vem do vento.

A idéia do autor do projeto foi chamar a atenção para os espaços públicos, a natureza. É como se as cascatas gritassem para os moradores e turistas: vejam, há muito mais em Nova Iorque, além de prédios gigantescos, trabalho, shows e compras.

"O homem precisa entender como se relaciona com a natureza", diz o artista escandinavo Olafur Eliasson.

Olafur é famoso por criar projetos monumentais. Esse custou US$ 15,5 milhões, a maior parte veio de empresas privadas.

O prefeito de Nova Iorque já está fazendo as contas de quanto a cidade vai faturar com os novos pontos turísticos.

Barcos vão levar, de graça, turistas para ver de perto as cascatas. Hotéis de Nova Iorque estão lançando pacotes: “vá a Nova Iorque e veja as cascatas do East River”.

O artista só quer que vejam a natureza como uma construção. Na ponte do Brooklyn ou no céu de Manhattan.



Fonte: Jornal Hoje