Páginas

sábado, 24 de outubro de 2009

VIVA ZIRALDO!



Hoje é dia do aniversário do mais que talentoso Ziraldo Alves Pinto.

Ele que acaba de receber o Prêmio de Humor Quevedos, em Madri, Espanha - Clique aqui para ler a matéria do Jornal EL PAIS.
Um mais que merecida reverência ao genial cartunista, desenhista, chargista, caricaturista, pintor, escritor, cronista, teatrólogo, jornalista...
Nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932. É o mais velho de uma família de sete irmãos. Seu nome vem da combinação do nomes de sua mãe, Zizinha com o de seu pai Geraldo: assim surgiu o Zi-raldo, um nome único.
É pai da Daniela Thomas, Fabrizia e do músico Antonio Pinto.

Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas...

Nos anos 60 explodiu com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê.  Fundou com outros humoristas como Jaguar, Zélio, Henfil, Millôr e o jornalista Sérgio Cabral o histórico O Pasquim. Seus quadrinhos para adultos, especialmente Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores.

Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, video-game, Internet e cinema.

Seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco. Os trabalhos de Ziraldo representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Ilustrou o primeiro livro infantil brasileiro com versão integral online, em uma iniciativa pioneira.

Criador da Supermãe, Mineirinho, Turma do Pererê, Flicts, O Menino Maluquinho...
E claro, para nossa felicidade, da Zira, a nossa querida Lontra!




Parabéns, Ziraldo! Muita saúde e muitas criações.

Obrigado pela sua mega e talentosa obra!

Por toda criatividade e genialidade que nos deixa mais felizes e saudavelmente maluquinhos!

Um carinhoso abraço de Lontras!