Páginas

domingo, 18 de novembro de 2007

Mudanças climáticas: Aqui e agora!

Semana passada fez um dia quente em Angelina. O suficiente para arriscar ficar com pouca roupa e ao mesmo tempo se preocupar com o preço cobrado pelo clima. Sim, porque calor por aqui, na maior parte das vezes é um prenúncio do que virá. E veio! No outro dia o tempo fechou, ficou escuro como noite e caiu uma bela tempestade, com direito a uma chuva de pedras que destruiu grande parte da produção agrícola do município e causou danos materiais consideráveis.




Na serra catarinense a temperatura em pleno mês de novembro caiu abaixo de zero. Ventos fortes, com velocidade perto de 200 km horários – um tornado - no oeste do estado praticamente destruíram uma cidade.

As imagens abaixo mostram o Balneário Daniela, em Floripa e a impressionante mudança na faixa de areia em tão pouco tempo.







Enquanto isso, em Bangladesh, mais de três milhões de pessoas estão desabrigadas, estima-se que dez mil morreram com o Ciclone Sidr.

Já a principal autoridade da Organização das Nações Unidas (ONU) para as questões climáticas avisou cientistas e autoridades de cerca de 130 países no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que não combater o aquecimento da Terra enquanto houver tempo seria uma atitude "criminosamente irresponsável".

Em declarações feitas diante do painel da Organização das Nações Unidas (ONU) para o clima, Yvo de Boer, chefe da Convenção-Quadro para as Mudanças Climáticas, disse que a mensagem dirigida aos líderes mundiais era clara. De Boer dividiu neste ano, com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, o Prêmio Nobel da Paz.

"Ignorar a urgência dessa mensagem e não agir a respeito disso seriam atitudes criminosamente irresponsáveis", afirmou.



No entanto, apesar de tantos dados, tanta informação, a maioria das pessoas parece ignorar o grave problema ambiental, como mostra a foto da rua 25 de Março em São Paulo, tradicional reduto que mostra um retrato do consumismo desenfreado de grande parte da humanidade, principalmente no fim de ano.