Páginas

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

"ISO RPPN"


Leite adulterado.

E também Agrotóxico, que já é um grande problema ambiental e de saúde pública, está sendo falsificado, como mostra a matéria abaixo:


PF prende cinco pessoas por contrabando e falsificação de agrotóxicos:


A Polícia Federal prendeu em flagrante delito cinco pessoas por contrabando de veneno proveniente do Paraguai, China e Uruguai. O material era misturado a produtos brasileiros, inclusive corantes, para adulteração de fungicidas e inseticidas de marcas nacionais que são empregadas como agrotóxico para lavoura. As prisões ocorreram na última quinta-feira (25) nos municípios de Navegantes e Penha, em Santa Catarina, após três meses de investigações.

Os policiais encontraram em Penha, um laboratório onde os falsificadores preparavam a “formulação”. Já em Navegantes, próximo à Secretaria da Saúde, os produtos eram rotulados, embalados, lacrados, inclusive recebendo “selos de segurança”. Todo o material utilizado era falsificado.


Notícias como essa infelizmente é muito comum, assim como de dinheiro falsificado , remédios, documentos, CDs e DVDs, aparelhos eletrônicos...


Em Santa Catarina um proprietário de uma RPPN, empresário dos mais conhecidos e freqüentador das colunas sociais ao lado de artistas e políticos poderosos, foi preso e está indiciado por corrupção - na tentativa de mudar Leis Ambientais para favorecer seus negócios turísticos pagou meio milhão de Reais!


E a única forma de se combater esses crimes é a fiscalização e o rigor da Lei.


Nesse caso, que tal uma Certificação para as RPPN?


Uma ou mais Instituições idôneas poderiam fornecer um "Selo de Qualidade Ambiental", um "ISO RPPN" que atestaria as condições de conservação e trato da área preservada em perpetuidade. Claro que o IBAMA - ou será o Chico Mendes? - já tem essa função, mas esperar isso dos Órgãos Governamentais é acreditar em Papai Noel.


Os proprietários só teriam a ganhar, pois seria uma chancela a mais, um diferencial que poderá dar um "status" melhor para os proprietários sérios e competentes, algo que separaria o joio do trigo.


Está lançada a proposta.