Páginas

terça-feira, 8 de julho de 2008

Lista do Patrimônio Natural da Unesco

Borboleta monarca em Reserva no México, uma das novas maravilhas naturais da Unesco

Lista do Patrimônio Mundial da Unesco ganha oito novas maravilhas

Daniel Aguilar/Reuters

A lista do Patrimônio Mundial da Unesco ganhou mais oito maravilhas naturais, depois da recomendação da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Os novos locais são o arquipélogo de Socotorá, no Iêmen, as Colinas Fossilizadas de Joggins, no Canadá, as Lagoas de Nova Caledônia, na França, Saryarka, estepes e lagos no norte do Cazaquistão, o Parque Nacional do Monte Sanqingshan, na China, Surtsey, na Islândia, o sítio tectônico suíço de Sardona e a Reserva de Biosfera da borboleta monarca, no México.

"Esses locais estão entre os melhores que a natureza tem a oferecer", disse David Sheppard, chefe do programa de áreas protegidas da IUCN.

O arquipélago de Socotorá é formado por quatro ilhas no Oceano Índico, em frente à costa do Chifre da África, e já foi chamado de "o Galápagos do Índico".

O arquipélago é especialmente rico em flora e fauna. Cerca de 37% das espécies de plantas do local e 90% das espécies de répteis não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do mundo.

As Colinas Fossilizadas de Joggins são uma referência à Idade do Carvão, há cerca de 300 milhões de anos, e por ali passaram os primeiros répteis da história da Terra.

As Lagoas da Nova Caledônia, na França, são um dos três maiores sistemas de corais do mundo. As estepes e lagos de Saryarka servem de campo de alimentação para cerca de 15 milhões de pássaros e são o habitat natural do antílope Saiga.

O Parque Nacional do Monte Sanqingshan, na China, foi indicado por causa de sua beleza extraordinária, devido aos pilares de granito com formatos diversos.

Surtsey, na Islândia, é uma ilha nova formada por erupções vulcânicas no período de 1963 a 1967. O local tem sido protegido legalmente desde seu surgimento e, por isso, serve como um laboratório natural para o mundo, livre de interferência humana.

O sítio tectônico suíço de Sardona tem montanhas formadas por colisões continentais e vem sendo estudado desde o século 18.

Já a Reserva de Biosfera da borboleta monarca, no México, é o local escolhido por bilhões de borboletas monarca depois de uma viagem de até 4,5 mil km para hibernar.

Fonte: BBC Brasil