Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Temperaturas polares


Angelina abaixo de zero. Foto: Luis Bastos

A temperatura despencou nos últimos dias e, apesar do desconforto com tanto frio (Em Angelina fez -3,3° ontem), proporciona algumas cenas muito bonitas.

Acima vista parcial da escola onde Fernanda estuda e da Congregação das Irmãs Franciscanas, numa manhã de temperatura abaixo de zero e muita geada.
Abaixo, com os primeiros raios de sol uma bonita névoa sobe dos telhados das casas, numa visão da varanda de casa. Para visualizar melhor clique nas imagens.



Foto: Arquvo pessoal.


Veja matéria de hoje no Diário Catarinense:

SC abaixo de zero
As temperaturas negativas contribuíram para congelar lagos, cascatas e árvores em vários municípios da Serra Catarinense durante o final de semana, e a previsão é de frio continue hoje
PABLO GOMES/ Urupema


Não é exagero dizer que a Serra Catarinense congelou neste fim de semana. Em praticamente toda a região foram registradas temperaturas negativas, com o congelamento de lagos, árvores e cascatas. Como era previsto, a neve não ocorreu, mas a geada que se formou no começo da manhã deixou boa parte dos campos cobertos de branco. Ganharam os turistas, que tiveram o privilégio de conferir de perto as belas paisagens.
Ontem, a menor temperatura oficial do Estado, de -5,6ºC, foi registrada em Lages pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia da Epagri (Ciram). Neste patamar, ficaram São Joaquim, com -5,4ºC, e Caçador, com -5ºC. Os índices negativos ocorreram ainda em municípios do Meio-Oeste, Oeste e até da Grande Florianópolis. Na cidade de Angelina, por exemplo, chegou a - 3,3ºC. O frio também foi sentido em Urupema. A temperatura alcançou os -5ºC, , durante a madrugada, o termômetro da Praça Manoel Pinto, no Centro, chegou a marcar -8ºC (temperatura não-oficial).O município com cerca de 2,5 mil habitantes, amanheceu gelado. No Morro das Torres, a 1.750 metros de altitude, o que se viu foram quedas dágua, lagos e pequenas árvores em forma de gelo.Residente em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, a dona de casa Carmem Terezinha Matheussi, de 42 anos, parecia uma criança ao brincar aos pés de uma cascata na subida do morro. Para ela, poder tocar em galhos e troncos congelados naturalmente foi um privilégio.Parente de Carmem, a também dona de casa, Ana Cláudia Andrade, de 29 anos, divertia-se ao ver o filho, o pequeno Mateus Andrade da Silva, de 2 anos chupar um pedaço de gelo como se fosse picolé. Natural de Prata (MG) e moradora de Rio do Sul há 10 anos, Ana foi à Serra Catarinense pela primeira vez. Apaixonou-se pelo que viu e pelo frio que sentiu.Pelo menos até o meio da semana, a massa de ar frio e seco deve continuar atuando sobre Santa Catarina, mantendo o tempo estável e com poucas nuvens em todas as regiões. Hoje e amanhã ainda devem ser registradas temperaturas próximas a 0ºC e até negativas em municípios da Serra e Meio-Oeste.

Temperaturas mínimas registradas ontem:
Abdon Batista: -4,0
Angelina: -3,3
Caçador: -5,0
Campos Novos: -4,0
Chapecó: -1,6
Concórdia: -2,7
Florianópolis: 2,5
Indaial: 3,0
Lages: -5,6
Navegantes: 3,0
São Francisco do Sul: 2,5
São Joaquim: -5,4
São Miguel d ' Oeste: -1,2
Timbé do Sul: 1,6
Urussanga: 1,6