Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Um belo passeio

Foto do museu de arqueologia de Lomba Alta, construção toda feita com Araucárias apreendidas pelo Ibama.
Sem dúvida um belo passeio: A idéia inicial era apenas almoçarmos num restaurante pesque-pague no qual tínhamos boas indicações. Saímos de Angelina rumo a cidade de Alfredo Wagner, distante pouco mais de 60 km de casa, em um dia absolutamente lindo, de céu extremamente azul, sem uma única nuvem e um friozinho gostoso. Estrada boa e com uma vista maravilhosa da Serra Geral. Em torno de uma hora depois estávamos apreciando uma bela refeição em um local muito agradável. De quebra vimos a seleção brasileira de futebol feminino golear os Estados Unidos por 5x0 e ganharem a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos.

Satisfeitos fomos então dar uma "esticada" até o Museu de Arqueologia de Lomba Alta, 13 km do centro de Alfredo Wagner.


A cidade: Povoada principalmente por descendentes de Alemães, Alfredo Wagner tem menos de 10 mil habitantes e sua principal atividade econômica é a agricultura familiar. Repleta de morros e vales, recebeu recentemente o título de "Capital das Nascentes", que são abundantes na região.

Imagem Web.

Antes da colonização a região era habitada por pelo menos quatro tribos diferentes de indíginas: Tradição Humaitá, Tradição Umbú, Tradição Taquara e Xoklengs. Milhares de artefatos já foram encontrados e cerca de duas mil peças estão no Museu de Arqueologia de Lomba Alta, criado em 2002 pela Fundação Alfredo Henrique Wagner, instalado numa linda réplica da casa do patrono do município, toda feita com Araucárias, madeira apreendidas pelo Ibama.


A idéia da Fundação é ainda instalar um observatório astronômico, Museu de paleontologia, geologia e ecologia, reflorestamento de árvores nativas, em especial recompor a floresta de "Araucária angustifolia".

Imagens do Acervo:











Imagens da viagem:







Fotos: Claudio Teixeira

Logo Alfredo Wagner terá sua primeira RPPN:
Contemplado no Programa de Incentivo às RPPN, Irimar José da Silva, Presidente do Sindicato de Agricultores de Alfredo Wagner, está criando uma RPPN em parte de sua propriedade. Tomara possa motivar outros proprietários da região a seguirem o exemplo e ajudarem a preservar o meio ambiente dessa bela região.


Foto: Irimar José da Silva