Páginas

segunda-feira, 2 de julho de 2007

BIG BROTHER ANIMAL

Mecanismo relativamente simples. Equipamento robusto, agüenta chuva, mudanças de temperatura e trancos. Design discreto. E faz o serviço de maneira competente. É um "brinquedinho" dos mais interessantes. Uma ferramenta fundamental para pesquisas da fauna: Uma armadilha fotográfica!

Certamente o preço não ajuda muito. Uma câmera digital, que facilita muito a operação, não sai por menos de R$ 1500,00. Mas vale a pena, os flagrantes clicados com o sensor de movimento produzem imagens de animais em seu estado mais natural, tranqüilos, no seu dia-a-dia de tal forma que seria quase impossível conseguir resultado igual com a câmera em punho.

Pode-se usar alimentos para atração dos animais ou simplesmente tentar a sorte de passar um quati, uma irara ou com um pouco de sorte uma onça-parda. Possibilita e facilita muito as pesquisas de campo e o levantamento da fauna de determinada região. Seja como for, infelizmente com o ritmo do desmatamento e da perda da biodiversidade, deverão tornar-se verdadeiros registros históricos, ou mesmo uma poderosa “arma” de conscientização e educação das gerações futuras.

Abaixo uma interessante seqüência feita na RPPN Rio das Lontras mostra uma verdadeira ceia feita por um gambá-de-orelha-preta (Didelphis marsupialis). 


*Clique na foto para melhor visualização.

Cheguei!

Uau! Fígado bovino fresquinho!

Que beleza!

Hummm! Sobrou mais um...

Vamos à sobremesa.

Uma banana vai bem!

Minha barriguinha tá cheia!

Limpando os dentes.

Vou para a noite!


Gambá-de-orelha-preta (Didelphis marsupialis)

Espécie comum em Santa Catarina, como também o gambá-de-orelha-branca. Eles podem ser encontrados ocupando o mesmo habitat.
Onívoro, alimenta-se praticamente de tudo que encontra: insetos, larvas, cobras, frutas, mas tem preferência por pequenos roedores. Animal solitário, sai para se alimentar durante a noite ou em horas crepusculares.
Pode, quando assustado, fingir-se de morto. Mas morre com muita frequência atacado por cães e nas estradas por ser muito lento quando no chão ficando praticamente sem enxergar e paralisado quando incidem as luzes dos carros sobre ele, logo, acaba sendo atropelado.
É excelente controlador de populações de roedores, cobras e insetos e ótimos dispersadores de espécies vegetais, pois alimentam-se de frutos e espalham as sementes.

Fonte: Mamíferos de Santa Catarina - Ana Verônica Cimardi.