Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Permacultura no Faustão


Morei em Pindamonhangaba até os 22 anos, quando depois de formado em Educação Física vim trabalhar e tocar a vida em Santa Catarina. Em Pinda havia uma família amiga, moravam perto de casa, exatamente ao lado da casa de meus avós maternos: "Seu" Antônio Augusto e dona Elisa tiveram os filhos Marcelo, Eliane e Marina.

Pessoas do bem - certa vez fiquei uns dias com eles numa casa que eles alugaram em Ubatuba - eu e mais uma tropa inteira que eles acolhiam com carinho e paciência.

Eliane estudou comigo alguns anos e hoje mora na Alemanha, onde casou e tem um lindo filho.

Marina é veterinária e mora em São Sebastião, onde constituiu família. Graças a internet mantenho contato com elas.

Marcelo "Cinerama" era conhecido assim por gravar vídeos nas décadas de 70/80 da galera de Pinda, dos campeonatos de skate, da época dos patins, das "caloi 10", ou mesmo dos que se aventuravam em pegar ondas em Ubatuba, a cidade litorânea mais próxima de nós - cidade essa onde mora e nela fundou o IPEMA - Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica - e desenvolve um trabalho interessante de conscientização sobre o consumo e recilclagem.

Recentemente ganhou uma reportagem no Caderno de Domingo do Jornal O Globo. E nesse fim de semana esteve no Programa do Faustão, onde falou um pouco de seu trabalho - no que foi possível, já que o apresentador fala mais do que qualquer entrevistado.


Conheça o homem que não produz lixo!

Matéria do site do Domingão do Faustão

Marcelo Bueno, morador de Ubatuba, foi hoje ao palco do Domingão para contar sua história que é pra lá de peculiar. Marcelo é um homem que faz tudo o que está ao seu alcance para preservar o meio ambiente, por isso ele criou o Ipema (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica). O programa mostrou como funciona a sua casa, que usa estrutura de bambu, energia solar, tijolos de barro e palha, entre outras coisas. Além disso, famosos como Vanessa Giácomo, Mel Lisboa, Sandy e Junior contaram o que fazem para preservar o meio ambiente. Clique no vídeo abaixo e confira.

O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, mas recicla menos de 5% do lixo urbano – quantidade muito baixa se comparada à de material reciclado nos Estados Unidos e na Europa (40%). De tudo que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35% transformados em adubo orgânico. Em algumas cidades da Inglaterra, 60% do lixo acumulado é reciclado. No Brasil, isso não representa nem 1% do que vai para os aterros sanitários. Normalmente, quem realiza a coleta seletiva são as perfeituras das cidades. Mas mesmo se a prefeitura da sua cidade não a faz, vale a pena separar o lixo e procurar alguma cooperativa que possa recolher o lixo reciclável na sua casa. Se nada for feito em 10 anos, grandes cidades no Brasil podem começar a sofrer com a falta de água. Se pensarmos que nosso lixo pode produzir lucro e ser reaproveitado, podemos começar a mudar alguns hábitos em casa. Entenda a diferença entre lixo orgânico e lixo inorgânico. Orgânico: resto de comida, cascas de frutas, galhos... tudo que se decomponha. Inorgânico: plástico, vidro, papel...


Veja algumas dicas! Você também pode contribuir para o bem do meio ambiente:

- Toda embalagem reciclável, antes de ser jogada no lixo seletivo, deve ser lavada para não atrair insetos, nem ficar com cheiro forte, enquanto estiver armazenada no prédio;

- Para tirar o grosso da sujeira das embalagens que serão destinadas à coleta seletiva, aproveite a água servida da pia da cozinha. Isso também faz parte do comportamento ecológico, porque a água é um recurso cada vez mais escasso;

- Não deixe a torneira ligada ininterruptamente enquanto lava a louça ou escova os dentes, economize água;

- Qualquer cantinho disponível, na garagem ou espaços livres debaixo das escadas, é suficiente para armazenar o material reciclável do prédio;

- Os restos de alimento também podem ser reciclados. Com poucos recursos é possível transformá-los em adubo;

- Não jogue as baterias de celular no lixo comum. As empresas produtoras já estão se responsabilizando pelo recolhimento;

- Já existem lixeiras próprias para as pilhas usadas, procure na lixeira do seu prédio as de cor verde;

- É preciso pensar antes de ir ao supermercado e utilizar muitas sacolas de plástico para levar as compras para casa. Existem alternativas como levar uma sacola de palha, uma caixa de papelão... Algumas lojas de roupas, atualmente, já não entregam as compras em sacolas de plástico.

Confira também as vantagens da reciclagem, quanto tempo leva cada material para se decompor e os materias não recicláveis:

Papel:
Decomposição: 3 a 6 meses. Não é reciclável: vegetal, celofane, encerados, papel-carbono, fotografias, papéis sanitários usados e fraldas descartáveis. Vantagens da reciclagem: preservação de recursos naturais, economia de água e energia.

Plástico:
Decomposição: mais de 100 anos. Não é reciclável: celofane, embalagens plásticas metalizadas e plásticos usados na indústria eletroeletrônica e na produção de computadores, telefones e eletrodomésticos. Vantagens da reciclagem: em lixões, o plástico pode queimar, indevidamente, e sem controle. Em aterros sanitários, dificulta a compactação e prejudica a decomposição dos elementos degradáveis.

Vidro:
Decomposição: mais de 4.000 anos. Não é reciclável: espelhos, vidros de janelas e de automóveis, tubos de televisão e válvulas, ampolas de medicamentos, cristal, vidros temperados planos ou de utensílios domésticos. Vantagens da reciclagem: pode ser reutilizado porque sua esterilização tem alto grau de segurança.

Metais:
Decomposição: não se decompõem. Vantagens da reciclagem: evita a retirada de minérios do solo, minimizando o impacto ambiental acarretado pela atividade mineradora, e reduz o volume de água e energia necessário para a produção de novos produtos.

Lixo orgânico:
Decomposição: 6 a 12 meses. Vantagens da reciclagem: a compostagem de resíduos orgânicos -adubo com grande capacidade de reposição de sais minerais e vitaminas.

Para conhecer um pouco de sua filosofia, acesse: http://www.ipemabrasil.org.br/

PARA ASSISTIR AO VÍDEO, ACESSE: http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM742801-7822-CONHECA+O+HOMEM+QUE+NAO+PRODUZ+LIXO,00.html